quinta-feira, 06/07/2017
Professores e Funcionários

Professores da rede estadual podem se inscrever em curso de Astronomia da USP

Inscrições online seguem até o dia 10 de julho

Os docentes do Ensino Fundamental I (Anos Iniciais) da rede estadual de ensino de São Paulo interessados em realizar um curso de extensão do currículo de Ciências já podem se inscrever no programa “Astronomia para Docência – Sistema Solar”. O cadastro é online e segue aberto até a próxima segunda-feira (10), às 16h, no Portal da USP.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O programa, oferecido pela Universidade de São Paulo, tem como objetivo capacitar os professores com conceitos científicos e estratégias de ensino para facilitar a aprendizagem dos alunos, por meio de modernas tecnologias de informação e comunicação.

O curso é dividido em 15 tópicos e uma semana-aula de revisão geral e finalização dos trabalhos e tem carga horária total de 150 horas. Os encontros presenciais ocorrem semanalmente com duração de 3,5 horas, além das atividades a serem realizadas no ambiente virtual.

Durante as atividades, os professores poderão aprender diversas temáticas relacionadas à área como, por exemplo, estações do ano, movimento de translação da Terra, eclipses, sistema Solar e fases da lua. O início das aulas está previsto para o dia 2 de agosto.

Olimpíada Brasileira de Astronomia     

No ano passado, 1,2 mil alunos da rede estadual de São Paulo foram medalhistas na 19ª Edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Somente a Escola Estadual Glauber Rocha, da cidade de Guarulhos, conquistou 108 medalhas.

Organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), a olimpíada reúne escolas públicas e particulares com o objetivo de testar o conhecimento em astronomia e astronáutica dos alunos e incentivar o estudo da ciência.