• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 27/09/2017
Últimas Notícias

Professores da rede estadual utilizam hortas para ensinar Ciências, Geografia e Matemática

Pesquisa da equipe de Meio Ambiente da Educação revela que 1,2 mil escolas possuem hortas

As hortas têm sido verdadeiras aliadas de professores de escolas da rede estadual de ensino. Ao cultivar verduras e legumes, docentes de Ciências, Geografia e Matemática conseguem materializar o currículo das disciplinas e tornar as aulas mais interessantes e interativas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na E.E. Professora Clorinda Danti, na Vila Lageado, os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental calculam as medidas dos canteiros e a distância de uma muda para a outra. “Foi uma maneira que encontramos de os alunos saírem um pouco da sala de aula e se envolverem mais com os conteúdos”, afirma a diretora Raquel Monti.

Conceitos como otimização de espaços físicos ociosos, consumo sustentável, consciência ambiental e alimentação saudável também são abordados. Na E.E. Professor Raul Antônio Fragoso, no Jardim São Ricardo, os alunos do 1º ao 5º ano aprenderam sobre compostagem e estão pesquisando como fazer um minhocário. “Eles gostam muito e levam o que aprendem para casa. Tem pais que estão plantando hortaliças em casa”, conta a professora de práticas experimentais Bernadete de Fátima Silva.

A E.E. Professor Cândido de Oliveira, no Jardim Aladim, é mais uma escola que utiliza a horta como laboratório vivo. Os alunos do Grêmio participam de todo o processo de cultivo, desde o plantio até a colheita. “Eles limpam a área, adubam a terra, depositam as sementes, regam e acompanham o crescimento dos vegetais”, relata a coordenadora Ana Paula Barros Chagas.

E depois de tudo isso, os alunos ainda consomem os alimentos produzidos na merenda. “O consumo de hortifrúti aumentou. A horta despertou o gosto das crianças por salada”, destaca Elza Maria Bruno de Azevedo, diretora da E.E. Professor Victor Oliva, na Vila Madalena.