• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 04/04/2018
Lazer

Professores da rede fazem uso de meia entrada em passeios culturais

Basta que o funcionário da rede estadual apresente o holerite no caixa do evento para resgatar o benefício

Os professores da rede estadual paulista têm à mão o benefício da meia entrada em eventos artísticos e culturais. Para ter acesso a um cinema, por exemplo, e pagar metade do valor do ingresso, basta apresentar na bilheteria o holerite atual e a carteira funcional.

E mais! Diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e titulares de cargos do quadro de apoio das escolas também estão entre os beneficiados, mediante apresentação de um dos documentos já citados acima.

O professor de Matemática Pedro Real Neto, que leciona na E.E. Santos Amaro da Cruz, avalia o benefício como algo de fácil utilização, “pois é só apresentar o holerite para conseguir a meia entrada”. O educador usa sempre que vai ao cinema ou ao teatro. “Esse ano mesmo [2018] já fui assistir um filme e paguei meia entrada. Eu acho que é um benefício bem bacana, mas ainda acredito que poderia ser totalmente gratuito para professores”, conta Pedro aos risos.

O professor Renato dos Santos Souza, que dá aulas de Matemática na E.E. Francisco Milton de Andrade, também já utilizou o recurso em 2018. Por ser uma pessoa bem humorada, escolheu a peça “Os improváveis”, em cartaz no Tuca, com Os Barbixas. “Esses benefícios são fundamentais para o estímulo aos funcionários em participarem de atividades culturais. Tive o meu primeiro acesso a um teatro graças a esse benefício”, lembra o matemático.

“Eu acho importante pois alguns eventos culturais são relativamente caros para conseguirmos participar com frequência”, lembra a professora Viviane Ramos, da E.E. Professor Dimas Mozart e Silva. Moradora de Taquarituba, a educadora explica que usa pouco pois a cidade não oferece tantas opções como em uma cidade grande. “Sempre que vou ao cinema com meus filhos em algumas cidades próximas uso o benefício. Também já utilizei em alguns shows”, afirma.

Embora ela acredite que o benefício é uma excelente ferramenta para aproximar as pessoas ao acesso à cultura e lazer, Viviane tem duas observações. A primeira diz respeito ao preço muitas vezes abusivo das atrações artísticas e culturais. “Acho também que deveria ser válido em todos os estados, e não só no estado em que o professor leciona. Afinal somos professores em qualquer circunstância. Em outubro, irei em um show em Curitiba, mas não consegui comprar o ingresso utilizando o benefício”, lamenta a educadora.

Para os estudantes

Para conseguir o desconto de 50%, o estudante deve apresentar documento de identificação estudantil, ou ainda um comprovante expedido pela Instituição de ensino que comprove o vínculo com o aluno.

“Eu uso a meia em estádios, museus, teatros… e eu acho que o maior benefício da meia entrada para um estudante é a oportunidade dele ficar mais próximo da cultura”, avalia o gremista da E.E. Sapopemba, Daniel de Lima.

Atenção! A meia entrada é Lei e todos os organizadores de eventos culturais e artísticos devem respeitá-la. Para que isso aconteça, se mantenha sempre informado e faça valer o seu direito. Aquele que negar este direito a algum estudante deverá pagar multas por danos morais e ver seu alvará de funcionamento ser suspenso. A pessoa que se sentir lesionada deve chamar a Polícia, ir ao Procon, abrir um Boletim de Ocorrência, ou, se for o caso, entrar com uma ação judicial contra o estabelecimento.