• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 10/12/2019
Avisos de Pautas

Professores da rede já podem se candidatar para compor a equipe do Conviva SP

Professor atuará dentro do núcleo pedagógico e fará parte do programa, lançado em agosto deste ano

O Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar, o CONVIVA -SP, abre hoje, dia 10 de dezembro, seu primeiro processo seletivo, destinado a professores de todas as áreas de formação para compor a equipe do Núcleo Pedagógico nas diretorias de ensino.

Confira o edital

O edital detalha as atividades do professor, que terá o cargo de Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico – PCNPs das Diretorias de Ensino e atuará na melhoria do clima escolar e da convivência entre todos os atores escolares, como previsto no programa lançado em agosto deste ano.

Todos os professores da rede podem participar do processo, e foco é aos graduados nas áreas de Psicologia, Psicopedagogia e Serviço Social, inclusive aos que já estejam designados em outras funções dentro da Secretaria da Educação. O processo seletivo fica aberto até a próxima segunda-feira, dia 16 de dezembro.

Sobre o Conviva SP

Lançado em novembro, o Conviva SP tem como objetivo melhorar o ambiente de cada unidade escolar, aprimorando o clima escolar e a convivência entre professor, alunos e diretores. “Com este programa, esperamos garantir um ambiente harmônico no ambiente escolar, com respeito e integridade, e elevar os índices de aprendizagem dos alunos”, pontua o secretário executivo Haroldo Rocha.

Um dos pontos do programa foi o questionário online, lançado em novembro. Agora, com a seleção de professores, o programa poderá ir para a próxima fase, a implementação do Método de Melhoria de Convivência Escolar (MMCE). “É fundamental entendermos como se dão as relações humanas em cada escola e criar políticas que possam servir de apoio para aquela unidade”, pontua Anderson Rosa, da UNIFESP. A pesquisa que serviu de apoio ao Conviva SP teve suporte da Fapesp e da Fundação Lemann.

Vale lembrar que as pesquisas que embasaram o programa foram elaboradas por uma equipe de pesquisadores Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem), ligado a algumas universidades públicas de São Paulo.