quinta-feira, 21/07/2011
Lazer

Professores da rede participam do curso Jovens Empreendedores na Capital e no Litoral

A iniciativa é realizada nesta semana nas Diretorias Regionais de Ensino Sul 3 e Norte 1, em São Paulo, e em São Vicente com o objetivo de capacitar educadores do […]

A iniciativa é realizada nesta semana nas Diretorias Regionais de Ensino Sul 3 e Norte 1, em São Paulo, e em São Vicente com o objetivo de capacitar educadores do ciclo II do Ensino Fundamental

A Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ministra, nesta semana, o “Curso Jovens Empreendedores – Primeiros Passos” a professores da rede estadual. A capacitação, que será concluída nesta sexta-feira (22/07), é realizada nas Diretorias Regionais de Ensino Norte 1 e Sul 3, na capital, e em São Vicente, no litoral. O objetivo é capacitar os docentes para desenvolver atividades de empreendedorismo com alunos do ciclo II do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano).

A iniciativa é destinada a educadores que fazem parte do programa Escola da Família e professores interessados em geral. O curso é ministrado por profissionais do Sebrae. Posteriormente, os participantes repassarão o conteúdo aos bolsistas do Escola da Família. Esses, por sua vez, vão transmitir os conhecimentos adquiridos para a comunidade por meio das atividades realizadas aos fins de semana nas unidades que integram o programa.

O curso propõe a disseminação da cultura empreendedora para instituições formais de Ensino Fundamental, a fim de despertar e fortalecer o espírito empreendedor. Para isso, o conteúdo ministrado é composto por fundamentação metodológica e quatro oficinas específicas, que propõem reflexões e debates sobre comportamento empreendedor e plano de negócios.

A capacitação possui carga horária de 30 horas dividas em cinco dias. As turmas em cada diretoria são formadas por até 30 professores. Os participantes que tiverem 100% de presença vão receber o certificado do curso reconhecido pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp).

Oficinas e temas

Para os alunos do 6º ano, a proposta do curso é a oficina “Eco Papelaria”, que trabalha questões relativas ao meio ambiente, relacionando esse tema aos tipos de negócios que envolvem papel reciclado e reutilização de materiais. “Artesanato Sustentável” é o tema para o 7° ano. Serão produzidos nessa atividade materiais artesanais com o intuito de possibilitar o desenvolvimento do empreendedorismo e da criatividade dos alunos.

O assunto para estudantes do 8º ano é “Empreendedorismo Social”, que busca transformar desafios em soluções. O projeto tem como finalidade fomentar o potencial do jovem para a responsabilidade social, individual e coletiva. Por fim, o 9º ano trabalhará com a oficina “Novas ideias, grandes negócios”. Nela, é oferecida aos alunos a possibilidade de criar e promover o próprio negócio, desenvolver produto ou uma prestação de serviço, de acordo com as oportunidades observadas no bairro ou na cidade onde vivem, tendo em vista contemplar algum benefício social para a população.