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quinta-feira, 18/04/2019
Ensino Médio

Professores da rede compartilham seus livros favoritos

Docentes compartilharam obras que os marcaram na infância como os que faziam mais sucesso entre os alunos

Além de estimular as capacidades cognitivas e estimular a criatividade, a leitura tem capacidade ímpar de incitar o senso crítico e provocar a empatia. Ao se deparar com histórias e narrativas muito diferentes da vida de quem lê, a leitura também incita o senso crítico e provoca a empatia.

Diversos professores da rede pública de São Paulo compartilharam seus livros favoritos, tanto aqueles que mais os marcaram na infância como os que faziam mais sucesso entre os alunos. Confira!

Dia Nacional do Livro

Os Cavaleiros da Távora Redonda, de Thomas Malory

“Esse é o livro que mais me encantava quando eu era pequeno. Tudo o que tem magia me atrai, e lia e ficava me imaginando na história, participando das ações e das batalhas. Também sempre tive curiosidade sobre a época medieval na Europa, e de uma forma ou de outra, o livro me tirava de onde eu estava e me levava para um outro contexto, onde eu podia dar asas para minha imaginação” – Flávio Borges do Nascimento, PCNP de Geografia da DE de Guarulhos Sul

A Droga da Obediência, de Pedro Bandeira

“Dou aula para alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, e sempre percebi que os alunos sentiam muito interesse por esse livro. Acredito que é pela história ser dinâmica, envolvente e muito rápida. Tem suspense e aventura, algo que chama muito a atenção dos jovens. É um livro que você quer ler até o fim e também tem um forte apelo pela empatia, porque para entender o mistério o aluno precisa se colocar no lugar do outro” – Érica Fernandes de Miranda, docente de Língua Portuguesa da E.E. Rubens Moreira da Rocha

O Pequeno Príncipe, de Saint Exupéry

“Gosto desse livro porque é uma lição de vida. Cada capítulo dá conselhos que levamos para a vida. Não é apenas uma história bem contada, é uma lição imensa de vida. Sempre que leio, tomo muitas coisas para mim e mudo um pouco minhas ações. Desde a infância sou encantada por O Pequeno Príncipe, quando li na sexta série. Hoje, ao passar para meus alunos no Ensino Fundamental, eles me dizem o mesmo: que ficam inspirados a serem melhores. Acredito muito na literatura como ferramenta de empatia” – Tatiane Costa dos Santos, docente de Língua Portuguesa da E. E. Alberto Aparecido Tonelotti

Madeline Finn e Bonnie, de Lisa Papp

“Tive contato com esse livro quando fiz um curso e me apaixonei. Madeline Finn e Bonnie fala de uma menina que não gosta de ler nada. Ela tem uma dificuldade muito grande na leitura e só supera quando começa a ler para o cachorrinho dela, que é o Bonnie. Achei isso incrível e como toca as crianças, despertando o interesse. Isso nos inspirou a fazer alguns projetos aqui na escola” – Rosangela de Lima Yarshell, diretora da E. E. Alfredo Paulino