segunda-feira, 06/11/2006

Professores da rede pública podem participar de Seminário de Metodologia em Design

Evento discutirá diferentes métodos em design. A entrada é gratuita para os educadores da rede pública de ensino A metodologia em design – atividade presente na formação dos profissionais para […]

A metodologia em design – atividade presente na formação dos profissionais para o mercado de trabalho e acadêmico – será o tema de um seminário organizado pelo Centro de Pesquisa em Design da Universidade Anhembi Morumbi e também pelo Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio). Trata-se do I Seminário de Metodologia em Design: pesquisa, projeto e ensino, que começa nesta segunda-feira, dia 6, e se estende até 8 de novembro, em São Paulo.

O objetivo do evento é discutir como deve ser tratada a metodologia para o design, sua pesquisa e estratégias de desenvolvimento na área. É direcionado, principalmente, a professores que atuam em cursos de design e de arte-educação nos ensinos básico e médio. A idéia é disseminar a cultura do design por meio do contato com os educadores.

Mais sobre o Seminário

A metodologia em design é um assunto de extrema importância. Uma atividade presente no cotidiano da formação de novos profissionais para o universo acadêmico e para o mercado de trabalho. A comunidade acadêmica de design também lida diariamente com a metodologia, seja ela científica, projetual ou de ensino, em seus diferentes níveis de atuação: graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

A proposta deste evento é discutir em âmbito nacional a metodologia para o design, em seus diferentes procedimentos, a partir de mesas redondas enfocando as vertentes do seminário: pesquisa, projeto e ensino.

No encontro, pretende-se buscar respostas para questões como: quais são as especificidades da pesquisa em design; como deve ser tratada a metodologia no currículo de design; e se a metodologia pode ser uma estratégia de desenvolvimento da área no Brasil.

Programação

Na abertura do seminário, dia 6, os educadores assistem a palestra de Renato Janine Ribeiro, e depois, participam do lançamento do livro Design Método, de Luiz Antônio Coelho. Já os dias 7 e 8 estão reservados para mesas redondas, sessões plenárias e, no encerramento, apresentação de propostas para o próximo seminário. Também estão previstos vários minicursos: Metodologia Científica em Design, Metodologia Projetual em Design; Metodologia de Ensino em Design, e Metodologia em Design: projetos interdisciplinares.

Inscrições (com direito a participar de um mini-curso)

R$ 100,00 Professores e profissionais em geral

R$ 50,00 Alunos

Grátis Professores da rede pública de ensino