Um dos mais importantes pontos históricos de Bertioga foi tema de uma formação de educacional no dia 31 de janeiro. Professores e coordenadores pedagógicos das nove escolas estaduais de Bertioga, no litoral norte do estado, participaram de um curso sobre o Forte São João, primeira fortaleza do Brasil e candidato a patrimônio da humanidade pela Unesco
A atividade foi realizada graças à uma parceria da Diretoria Regional de Ensino com a Secretaria Municipal de Educação e aconteceu no Sesc Bertioga na última sexta-feira (31). O foco do programa foi o resgate do Forte, uma antiga fortificação portuguesa, primeiramente edificada em 1560, e que guarda traços arquitetônicos do Brasil Colônia.
O objetivo é fazer dos professores agentes multiplicadores para trabalhar com os estudantes a valorização do equipamento cultural e histórico da cidade. O tema já é contemplado de forma interdisciplinar no currículo estadual.
Após a formação, os professores terão mais subsídios para trabalhar com os alunos em sala de aula os aspectos históricos e culturais do Forte, inclusive nas disciplinas eletivas, que agora fazem parte do Inova Educação, nova política educacional de São Paulo.