sexta-feira, 07/02/2020
Boas Práticas

Professores de Bertioga participam de formação sobre o Forte São João

Formação teve como foco o resgate histórico de um dos mais importantes monumentos do Brasil Colônia

Um dos mais importantes pontos históricos de Bertioga foi tema de uma formação de educacional no dia 31 de janeiro. Professores e coordenadores pedagógicos das nove escolas estaduais de Bertioga, no litoral norte do estado, participaram de um curso sobre o Forte São João, primeira fortaleza do Brasil e candidato a patrimônio da humanidade pela Unesco

A atividade foi realizada graças à uma parceria da Diretoria Regional de Ensino com a Secretaria Municipal de Educação e aconteceu no Sesc Bertioga na última sexta-feira (31). O foco do programa foi o resgate do Forte, uma antiga fortificação portuguesa, primeiramente edificada em 1560, e que guarda traços arquitetônicos do Brasil Colônia.

O objetivo é fazer dos professores agentes multiplicadores para trabalhar com os estudantes a valorização do equipamento cultural e histórico da cidade. O tema já é contemplado de forma interdisciplinar no currículo estadual.

Após a formação, os professores terão mais subsídios para trabalhar com os alunos em sala de aula os aspectos históricos e culturais do Forte, inclusive nas disciplinas eletivas, que agora fazem parte do Inova Educação, nova política educacional de São Paulo.