terça-feira, 25/09/2012
Imprensa

Professores de Carapicuíba dão início hoje a curso sobre as obras de Drummond e Vinicius de Moraes

O projeto, desenvolvido pela Diretoria Regional de Ensino de Carapicuíba, será dividido em três etapas, com o objetivo de preparar docentes para trabalhar a temática dos autores em sala de […]

O projeto, desenvolvido pela Diretoria Regional de Ensino de Carapicuíba, será dividido em três etapas, com o objetivo de preparar docentes para trabalhar a temática dos autores em sala de aula

A obra de Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes é o tema de um curso iniciado hoje (25/09) para professores de escolas estaduais da Diretoria Regional de Ensino de Carapicuíba.

O projeto “A poética de Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes” oferece 30 vagas para professores-auxiliares, que atuam na modalidade de recuperação contínua, e docentes de língua portuguesa ou da área de letras. Os participantes receberão orientações técnicas sobre a temática desses autores para, posteriormente, trabalhar o assunto em sala de aula junto aos alunos.

A orientação desta terça-feira é focada na obra de Drummond. A segunda etapa do curso será realizada no dia 11 de outubro e abordará o trabalho de Vinicius de Moraes. Por fim, em 21 de novembro os professores apresentarão uma análise sobre um dos autores e as relações entre o texto literário e o momento de sua produção.

A orientação se constitui de breve pesquisa dos aspectos relevantes da vida e das obras dos poetas e modelo de análise de poema relacionado com habilidades enfocadas na matriz curricular. Os docentes poderão utilizar a metodologia em sala de aula com os alunos para possibilitar uma melhor compreensão sobre os autores, as temáticas e a produção poética.

“Nosso propósito é possibilitar que nossos alunos tenham uma melhor compreensão sobre a obra desses importantes poetas. O objetivo é aprimorar a qualidade de ensino”, afirmou Maria Aparecida Santos Martins, dirigente regional de ensino.

Para o professor Eliandro Rodrigues de Sena, que deu início hoje ao curso, o projeto contribuirá para tornar sua aula mais atrativa para os estudantes. “Sem dúvida, essas orientações técnicas podem me ajudar a utilizar estratégias diferentes para ensinar literatura nas escolas onde atuo”, disse.

Segundo a diretoria regional de ensino, o curso deve ter continuidade no 1º semestre de 2013 para que mais professores passem pela formação. “Drummond e Vinicius de Moraes têm um material riquíssimo a ser explorado, com uma estrutura teórica ampla para se pensar a relação entre teoria, autor e ensino”, destacou Maria.