• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 13/12/2005
Últimas Notícias

Professores de educação física trocam experiências durante encontro na Capital

Mais de 400 especialistas de educação física estiveram reunidos hoje, em São Paulo, para a abertura do 3 o Encontro Educacional de profissionais da área, promovido pela Secretaria da Educação […]

Mais de 400 especialistas de educação física estiveram reunidos hoje, em São Paulo, para a abertura do 3 o Encontro Educacional de profissionais da área, promovido pela Secretaria da Educação com o objetivo de ressaltar a importância dos trabalhos desenvolvidos nas escolas estaduais e promover a troca de experiências entre os educadores.

O evento contou com a presença de representantes das diretorias de ensino do Estado, além da pedagoga Silvia Siqueira, especialista em educação pré-escolar e também da professora Sonia Maria Silva, responsável pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), que representou o secretário Gabriel Chalita na abertura do encontro.

“A Educação Física tem alcançado um importante papel na rede estadual de ensino. A primeira grande ação foi a inclusão da disciplina nas séries iniciais do ensino fundamental. Essa foi, sem dúvida, uma grande revolução realizada pelo governo do estado e que visa, principalmente, a melhoria na qualidade de vida dos professores e alunos”, disse coordenadora da CENP.

No discurso ela destacou também os investimentos em programas de capacitação realizados pela Secretaria nos últimos anos. “Todos os profissionais de educação física foram capacitados, com destaque especial para aqueles que atuam nas séries iniciais. Principalmente porque são eles os responsáveis pelo despertar da qualidade de vida dessas crianças”.

Sônia também elogiou a participação dos educadores nos projetos desenvolvidos com os portadores de necessidades educacionais especiais na rede. “A mostra de educação inclusiva deste ano teve uma participação marcante dos profissionais de educação física e é extremamente gratificante ver essa integração”.

O encontro contou também com a apresentação dos grupos de teatro e dança da escola estadual Homero Ton, da diretoria de ensino de Santo André. Em seguida, os educadores conferiram a palestra da pedagoga Silvia Siqueira, que falou sobre o desafio de um novo currículo na nova concepção de Educação e destacou alguns dos trabalhos desenvolvidos em parceria com o especialista norte-americano Frank Cody, com que escreveu os livros: Escola e comunidade – uma parceria necessária e O professor do Terceiro Milênio.

O encontro vai até o dia 15 de dezembro e contará com exposição de painéis, artigos, oficinas e apresentação de portifólios, que poderão ser conferidos no Centro de Capacitação André Franco Montoro (R. João Ramalho, 1546, Perdizes, Capital).

Renata D´Angelo