• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 02/12/2003
Últimas Notícias

Professores de Educação Física trocam experiências em encontro

O “Encontro de Educadores – Educação Física em Destaque” realizado nos dias 1 e 2 de dezembro, na Secretaria de Estado da Educação, contou com palestras e apresentações de trabalhos […]

O “Encontro de Educadores – Educação Física em Destaque” realizado nos dias 1 e 2 de dezembro, na Secretaria de Estado da Educação, contou com palestras e apresentações de trabalhos realizados por algumas Diretorias de Ensino. Por se tratar de uma disciplina que exige mais a prática do que a teoria, alguns exercícios não poderiam faltar á esse encontro. Os presentes praticaram o Lian Gong, uma ginástica chinesa que previne dores e doenças, apresentado por uma das Diretorias de Ensino.

O encontro dessa semana finalizou uma série de orientações técnicas de Educação Física que aconteceram no decorrer deste ano. Além dos 89 assistentes técnico-pedagógicos das Diretorias de Ensino de todo o Estado, também estavam presentes  dois professores representando cada região.

Hoje, segundo dia do encontro, algumas Diretorias de Ensino – DE’s – puderam expor aos presentes os trabalhos realizados em suas escolas que proporcionaram mudanças no comportamento dos alunos e na metodologia da aula. Para o secretário-adjunto professor Fábio Saba, que mediou as apresentações das DE’s, “o mais importante na Educação Física não é o benefício físico que ela oferece, mas sim o processo de inclusão social que ela proporciona”. Todos os trabalhos apresentados pelas DE’s seguiam essa linha da inclusão social, da participação dos alunos e não apenas a realização de uma atividade física.

A abertura do evento, realizada ontem, dia 1º de dezembro, contou com a presença do secretário-adjunto professor Fábio Saba, professora Sonia Maria Silva, da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) e os professores da equipe de Educação Física da CENP, Maria Elisa Kobs Zacarias e Sérgio Roberto Silveira.

Exemplos que deram certo

Experiências como da DE Sul 3, que oferece aulas de Educação Física numa escola indígena em Parrelheiros, foi destaque no evento. De acordo com a Professora Mônica Lia Gomes “é um desafio porque lá as aulas devem ser diferenciadas, porque a cultura é diferente”. Ela expôs aos colegas que teve que aprender com os indígenas para assim, planejar a aula. “Já tivemos aula no rio, debaixo de chuva e até no meio da mata”, explica a jovem professora.

Outro projeto que “agitou” os professores presentes foi a ginástica terapêutica Lian Gong, que é realizada numa escola da DE de Pirassununga. Trata-se de uma medicina terapêutica que trabalha com movimentos extraídos de artes guerreiras, heranças culturais e antigos exercícios terapêuticos da cultura chinesa. Essa ginástica previne doenças crônicas e dores nos braços, pernas e pescoço. Para a realização dessas aulas, a Professora Arlene Gonçalves teve que primeiramente mostrar aos alunos a cultura chinesa, sua história e músicas, para então apresentar a técnica doLian Gong. Todos os presentes acompanharam a Professora Arlene e praticaram alguns movimentos da ginástica.

A professora Regina, da Escola Estadual Dr. Ginez Carmona Martinez, da DE de Tupã, contagiou a todos com sua auto-estima e orgulho da profissão. “Nada funciona se não acreditarmos no que fazemos. Nós temos que passar auto-estima para alunos, professores e comunidade e não podemos esquecer que a Educação Física é a locomotiva da escola”.

Sobre as experiências apresentadas, o secretário-adjunto declarou: “Os professores devem trazer essas experiências para a escola. Isso valoriza e enriquece a aula e também fortalece a relação entre alunos e professores”.

Cristiane Agonio