quarta-feira, 22/05/2013
Imprensa

Professores de escolas estaduais de Piracicaba participam até a próxima semana do curso Humor na Sala de Aula

A formação é oferecida por meio de parceria entre a diretoria regional de ensino e a organização do 11º Salãozinho de Humor de Piracicaba para que os educadores utilizem o […]

Para participar do Salãozinho, crianças e adolescentes de todo o Estado podem enviar desenhos até 12 de agosto para a comissão de seleção

Até a próxima quarta-feira, 29 de maio, 80 professores da rede estadual de ensino participam em Piracicaba do curso Humor na Sala de Aula. A ação é uma parceria entre a Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba e a organização do 11º Salãozinho de Humor de Piracicaba e visa preparar os educadores para trabalhar junto aos alunos recursos humorísticos contidos em charges, caricaturas, cartuns e histórias em quadrinhos.

O treinamento é ministrado pelo cartunista e artista plástico William Hussar e pela professora de arte e artista plástica Elisângela de Freitas Mathias. “As oficinas, que já chegam ao seu quarto ano, fomentam o estudo e o desenvolvimento de aprendizagem gráfica humorística. Assim, instrumentalizamos os nossos docentes para utilizarem o humor em suas aulas, como forma de reflexão e posicionamento sobre o que acontece em nossa sociedade”, declarou o dirigente regional de ensino, professor Fábio Augusto Negreiros.

“O curso, teórico e prático, auxilia os professores a conhecerem e se aprofundarem no humor gráfico, uma rica ferramenta de conhecimento e do fazer artístico. Essa é uma das mais importantes parcerias do Salão”, afirmou Eduardo Grosso, diretor do Centro Nacional de Humor Gráfico (CEDHU) de Piracicaba.

Rita de Cássia, professora de arte da Escola Estadual Professor Augusto Saes, participa da capacitação pela segunda vez e considera a iniciativa importante para ajudar os estudantes a ter um olhar mais crítico sobre diversos assuntos. “Toda a cidade se envolve anualmente no Salão Internacional de Humor e isso também se reflete em nossos alunos, que se empolgam com a participação. A capacitação oferecida pela organização do Salãozinho do Humor é um auxílio importante para que o tema seja desenvolvido em sala de aula.”

Inscrições até 12 de agosto

Os alunos da rede estadual interessados em expor seus desenhos no 11º Salãozinho de Humor de Piracicaba podem se candidatar até 12 de agosto. Os trabalhos devem ser enviados, por correspondência, à comissão de seleção do CEDHU Piracicaba, localizado na avenida Maurice Allain, 454, Parque Engenho Central, CEP 13405-123, Piracicaba, SP.

Podem participar estudantes com idades entre 7 e 14 anos. Cada aluno pode enviar até dois trabalhos que se enquadrem nas categorias charge, caricatura, cartum ou tira/histórias em quadrinhos. Os trabalhos selecionados serão expostos simultaneamente às obras do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que em 2013 completa 40 anos. A mostra terá início em 24 de agosto.

Os participantes concorrerão a prêmios, divididos em duas faixas etárias: de 7 a 10 anos e de 11 a 14 anos. Os três primeiros colocados de cada divisão serão premiados pela organização durante o evento.

A iniciativa da Prefeitura de Piracicaba, organizada pela Secretaria da Ação Cultural e pelo CEDHU Piracicaba, tem como objetivo colocar em prática a criatividade de crianças e adolescentes para a produção de desenhos de despertem o riso e a crítica.