Uma das equipes vencedoras do prêmio “Leitura na Escola”, realizado no ano passado, embarcará no próximo sábado (27), para Porto Seguro, na Bahia, para uma experiência cultural que é fruto de uma seleção de 674 projetos. Além dessa turma, mais 500 educadores devem participar das viagens que também incluem o roteiro para Ouro Preto, em Minas Gerais. O grupo composto por seis professores da Escola Estadual Dr. Antenor Soares Gandra, em Jundiaí, interior do Estado, levará na bagagem a curiosidade e deverá retornar com muitas histórias para os alunos.
O prêmio “Leitura na Escola” é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação com o Ministério da Educação (MEC) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (Promed), e tem por objetivo incentivar os professores a criar projetos que contribuam efetivamente para o desenvolvimento da leitura entre os alunos da rede pública e a utilização do acervo e equipamentos das escolas.
A EE Dr. Antenor Soares Gandra participou do concurso com o projeto de leitura “Pedaços de Nós”, no qual enfocava a interpretação da obra teatral “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque de Hollanda. As disciplinas de História, Literatura e Arte trabalharam integradas e os alunos puderam vivenciar o contexto histórico-político-social da época. Tudo foi possível com a leitura da obra de Chico Buarque, mais produção de poemas, interpretação musical (do coral “Gandra em Canto”), confecção de painéis artísticos, além da apresentação teatral “Homenagem ao Malandro”, do Grupo Carpe Diem, da própria escola.
O dirigente de Jundiaí, professor Onofre Martins, costuma incentivar todas as ações propostas pelas escolas da região atendidas pela Diretoria de Ensino. “Essa viagem cultural é fruto do prêmio “Leitura na Escola” e foi recebido pelas mãos do próprio governador e do secretário da Educação. Isso prova que os educadores da rede têm competência, motivação e talento na construção de projetos pedagógicos nas escolas”, exemplificou.
Para registrar impressões remanescentes desses momentos especiais, a Secretaria entregará a cada futuro viajante um “Diário de Bordo” para que deixe gravado em suas páginas as memórias dos acontecimentos, pensamentos e sentimentos. Os “Diários de Bordo” poderão fazer parte de uma exposição sobre o projeto “Leitura na Escola” prevista para este ano. A grande diversidade literária proporcionada aos alunos do Ensino Médio da rede de ensino estadual foi o melhor resultado alcançado pelo projeto.
Luciane Salles