quinta-feira, 27/06/2019
Cursos para professores

Professores de matemática da região de Suzano participam de curso de práticas de ensino

Idealizado pela Diretoria de Ensino de Suzano, curso conta com cerca de 40 participantes

O Inova Educação, nova política educacional de São Paulo, está mexendo com o cotidiano de professores da rede. Em diversas escolas estaduais de Ferraz de Vasconcelos e Suzano, professores estão participando de um curso sobre práticas de ensino, com o intuito de fornecer novos aparatos pedagógicos para o ensino de matemática.

Idealizada pela Diretoria Regional de Ensino de Suzano, a capacitação conta com 44 participantes e já teve quatro encontros. Os próximos serão em 10 e 17 de agosto.

O curso, realizado na sede da DE, conta com 30 horas presenciais e 10 horas de conteúdo EAD. As aulas são ministradas por profissionais da rede que compartilham ideias inovadoras e experiências para inspirar novos métodos de ensino. “A ideia do curso é preparar melhor os professores para o Inova Educação e mudar um pouco o ambiente de ensino. Queremos deixar um pouco a exibição do conteúdo em sala de aula e dar novos parâmetros para os alunos”, cita a professora Marlene Batista Alves.

No primeiro dia de curso, os professores participantes montaram um portfólio online para criar um “banco de ideias” onde todos tiveram acesso a um leque de atividades que podem ser aplicadas dentro de sala de aula. A técnica foi aplicada neste ano na Escola Estadual Jacques Yves Cousteau, na qual os estudantes desenvolveram um projeto que emprega matemática e arte e desenvolve Esculturas com Palitos de Sorvete.

Nesta disciplina os alunos fazem construções com pequenas pontes com palitos de sorvete e cola branca. Para a atividade, são utilizados conhecimentos de matemática vinculados a representações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros. Neste ano o desafio dos alunos foi construir o castelo da Disney.

Com o banco de ideias, professores de toda a rede têm acesso a práticas inspiradoras e podem usá-las na sala de aula ou criar uma outra prática. “Temos acesso a diversas ideias que nos ajudam a pensar coisas diferentes para ensinar as matérias”, explica o professor Marco Antônio da Fonseca (matemática).

O curso de práticas de ensino é uma iniciativa da DE de Suzano para capacitar professores e adequar as disciplinas ao “Inova Educação”, um modelo pedagógico pioneiro que vai conectar as escolas à realidade dos estudantes do século 21 e será ofertado a partir de 2020 a todos os dois milhões de estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na rede estadual de São Paulo.