• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 18/10/2005
Últimas Notícias

Professores de São Paulo são homenageados por Zezé e Luciano

O evento de encerramento em comemoração ao Dia do Professor da rede pública estadual de São Paulo foi marcado por muita emoção e com a narração de uma história de […]

O evento de encerramento em comemoração ao Dia do Professor da rede pública estadual de São Paulo foi marcado por muita emoção e com a narração de uma história de perseverança e coragem. Mais de 900 professores assistiram ontem, no Palácio dos Bandeirantes, ao filme “2 Filhos de Francisco”, que conta a trajetória de sucesso da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, já assistido por aproximadamente 5 milhões de espectadores em todo país.

A dupla goiana esteve presente à exibição do filme, que também contou com a presença do governador Geraldo Alckmin; da primeira-dama, Lu Alckmin; do secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita; do crítico de cinema Rubens Ewald Filho; dos pais dos cantores, Helena e Francisco Camargo; e do diretor da película, o cineasta Breno Silveira.

A exibição faz parte do programa Caminho das Artes, que já beneficiou, neste ano, mais 100 mil alunos e educadores da rede estadual de São Paulo. O programa é constituído de projetos e ações que propõem concretizar os objetivos educacionais relativos à participação sócio-cultural e à formação plural dos alunos. Já integraram o programa peças como “Coração Bazar”, com Regina Duarte; e “Visitando Mr. Green”, com Paulo Autran; além de visitas a museus e exibição de filmes.

Para a dupla sertaneja ações como esta são essenciais para o incentivo à arte. “Agradeço este convite ao governo de São Paulo. Este é um projeto único que levará educação de arte aos alunos e professores”, destacou o cantor Luciano, lembrando que são os professores que ajudam os jovens a seguir o caminho certo.

O governador Geraldo Alckmin também destacou a importância do programa e da cooperação de artistas para sua concretização. “O Caminho das Artes, que alterna cinema, teatro e museu, é uma ferramenta importante para levar a arte e a realidade do Brasil às nossas escolas”.

E, justamente, por mostrar a realidade do país e de seu povo, que o filme “2 Filhos de Francisco “ foi exibido ontem aos educadores. O secretário Gabriel Chalita lembrou que a história do filme relata a simplicidade e a coragem do povo brasileiro. “O filme demonstra que ser bom vale a pena”, afirmou Chalita.

Durante a cerimônia, o crítico Ewald Filho ressaltou a importância do cinema brasileiro e informou que as Diretorias de Ensino receberão cópias do roteiro do filme para distribuírem aos professores. “Este filme incentiva os sonhos. Isto pode tocar os educadores em despertar os sonhos de seus alunos”.

Mas a homenagem aos educadores paulistas não pára por aqui. Durante todo o mês de outubro, o site da Secretaria de Estado da Educação disponibilizará histórias de professores que se destacam em sua atividade. O endereço do site é www.educacao.sp.gov.br.

 

Ana Lucia Venerando