• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 27/01/2005
Últimas Notícias

Professores e diretores da China buscam intercâmbio com o Governo de São Paulo

Visitantes ficaram impressionados com vários programas, entre eles o da Escola da Família Uma comitiva de diretores e professores de escolas públicas da China, da cidade de Guangzhou, no extremo […]

Visitantes ficaram impressionados com vários programas, entre eles o da Escola da Família

Uma comitiva de diretores e professores de escolas públicas da China, da cidade de Guangzhou, no extremo sul do país, próxima a Hong Kong, visitou nesta quinta feira/27 a Secretaria Estadual de Educação. O intercâmbio teve como objetivo obter informações e conhecimentos no campo da educação e os projetos de destaque da SEE.

Com a ajuda do intérprete Felix Chen Fei e de slides, adelegação conheceu os projetos e a política educacional do Estado de São Paulo. A assistente técnica de administração pública, professora Huguette Faria, mostrou que o foco do Estado é o aluno e para o seu desenvolvimento é preciso escola eficaz, organização e autonomia na aprendizagem e educação inclusiva e cidadã. “Buscando a integração, permitindo a descentralização e respeitando a diversidade, chega-se à escola dos nossos sonhos”, disse Huguette.

Recebidos no salão nobre José Ermírio de Moraes Filho, os chineses interessaram-se por vários projetos, entre eles o de Educação para Jovens e Adultos (EJA) e Educação Continuada (curso profissionalizante) para funcionário público.

Mas o que mais agradou aos visitantes foram o programa Escola da Família e o projeto Escola da Juventude, que será lançado brevemente, apresentados respectivamente pela coordenadora de Estudos e Normas Pedagógicas, professora Sonia Maria Silva e pelo diretor da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Tirone Francisco Chahad Lanix.

A delegação retorna para a China no dia 30 de janeiro e leva na bagagem uma experiência positiva e a expectativa de que o intercâmbio reforce o sentido cultural, o conhecimento e o esclarecimento entre os dois países. Para os visitantes, o espírito de liberdade, o desenvolvimento de personalidade, o respeito pela sociedade e o amor entre o ser humano são exemplos para serem aplicados na China.

Eduardo Santos