sexta-feira, 15/08/2003

Professores e representantes elegem delegados para Encontro Nacional

Durante a segunda etapa do Encontro Estadual para a discussão do Sistema Nacional de Formação Continuada e Certificação de Professores (SINACE), na última quinta-feira (14 de agosto), professores e representantes […]

Durante a segunda etapa do Encontro Estadual para a discussão do Sistema Nacional de Formação Continuada e Certificação de Professores (SINACE), na última quinta-feira (14 de agosto), professores e representantes de entidades ligadas à educação elegeram 95 delegados que participarão do Encontro Nacional, em Brasília, de 10 a 12 de setembro. Na reunião nacional, 800 delegados farão a síntese das discussões estaduais sobre as Matrizes de Referência para o Exame Nacional de Certificação de Professores.

Antes da eleição dos delegados, realizada por segmento, grupos mistos analisaram as Matrizes de Referência para o Exame Nacional de Certificação de Professores. Nove grupos passaram duas horas reunidos para discutir a versão preliminar das matrizes apresentada pelo Ministério da Educação para o primeiro exame a ser realizado pelo SINACE.

Na eleição, cada segmento participante do Encontro Estadual indicou uma quantidade de delegados proporcional ao número de educadores que representa. A rede estadual elegeu 33 delegados, a rede municipal, 18, a rede particular, 14, as instituições de ensino superior, 10, a Secretaria Estadual da Educação, 10, e a Secretaria Municipal, também 10.

Ao final do Encontro Estadual, houve uma plenária para ouvir o resultado das discussões em grupos e entregar as listas dos nomes dos delegados eleitos por segmento. A maioria dos grupos acredita que a discussão deve ser amadurecida entre os educadores antes de se definir os saberes, conhecimentos, competências e habilidades que todo professor deve possuir para o exercício da atividade docente.

Quem estiver interessado em enviar ao MEC sugestões e contribuições para as Matrizes de Referência do exame nacional pode mandar mensagem eletrônica para:todacriancaaprendendo@mec.gov.br.

Tatiana Pinheiro