segunda-feira, 15/04/2019
Ensino Fundamental

Professores e secretário executivo dialogam sobre a rede em Campinas

Haroldo Rocha reuniu profissionais das escolas da DE Campinas Oeste. Secretário também visitou escolas da região

A semana começou com encontro entre a Secretaria Estadual de Educação e os professores, diretores e supervisores das 97 escolas vinculadas à Diretoria de Ensino Campinas Oeste. Nesta segunda-feira (15), o secretário executivo Haroldo Rocha dialogou com os profissionais e reiterou a necessidade de colaboração entre os profissionais, com foco na aprendizagem e na retomada da liderança do estado no Ideb.

A reunião ocorreu no auditório do Espaço Cultural Centro Kennedy, em Campinas. Na ocasião, foram colocados os desafios da rede estadual, a exemplo da reestruturação de uma política estadual de educação especial. Também foram apontadas oportunidades, como a construção de equipes multidisciplinares nas escolas. “Estamos pensando em um projeto para formação de equipes com multiconhecimento nas escolas. Hoje as unidades não podem cuidar apenas das competências cognitivas, diante das várias realidades sociais, e precisamos avançar nesse sentido”, pontuou.

O dirigente de ensino, Admir Schiavo, avaliou o momento. “A visita do professor Haroldo foi muito importante para conhecimento por ele das nossas escolas e também para que os nossos diretores conhecessem as ideias e os planos da nova gestão da Secretaria”.

Acompanhado pelo dirigente de ensino, Haroldo também visitou escolas estaduais na cidade. Na Escola Estadual Luiz Gonzaga da Costa, chamou atenção o trabalho voluntário realizado pelas mães de alunos e ex-alunos da unidade de ensino. Há dez anos ajudando na secretaria da escola, Kátia Missio se orgulha em participar, duas vezes por semana, do cotidiano da escola. “Meus filhos gêmeos concluíram o ensino médio aqui na escola ano passado, mas ainda estou aqui para contribuir. Também estudei nessa escola e conclui meus estudos por incentivo da diretora”, comenta com orgulho.

Maria Luiza Giacomello ajuda a deixar a sala de leitura sempre organizada e à disposição dos alunos, inclusive dos seus três filhos matriculados na unidade de ensino. A dedicação voluntária despertou nela a vontade de aprender mais. Atualmente, ela está no segundo semestre do curso de Pedagogia. “Eu gosto muito dessa escola e sonho em vê-la como escola modelo de Campinas. Farei o que puder para ajudar a tornar esse sonho realidade”, afirmou.