O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu inscrições para participar da chamada Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Exame Nacional do Ensino Médio 2017 (Enem). Somente funcionários públicos do poder executivo e professores da rede pública podem concorrer. Os interessados devem se inscrever até o dia 7 de agosto no portal do Inep ou pelo aplicativo da RNC, disponível gratuitamente para todos os modelos de tablets e smartphones.
São mais de 24 mil vagas, em mais de 1,5 mil municípios espalhados pelos 27 estados da federação. Os certificadores atuarão durante a aplicação das provas, que acontecerão nos dias 5 e 12 de novembro, desempenhando funções de fiscalização e controle. São eles que acompanham a abertura dos malotes e fiscalizam a realização do exame na sala, para garantir o cumprimento das exigências de confidencialidade e segurança.
A carga de trabalho compreende os dois dias de Enem, com dedicação de 12 horas por dia. O instituto oferece uma remuneração de R$ 26,50 por hora, o que resulta em um total de R$ 636,00.
Exigências
O edital do processo seletivo prevê uma série de exigências ao candidato. É necessário, por exemplo, que ele tenha acesso a um computador com internet para realizar o curso de capacitação que garante o ingresso na vaga. Só será aceito na RNC quem obtiver um aproveitamento mínimo nessa formação.
– Clique aqui e acesse o edital
O mesmo vale para quem já participaram da aplicação do Enem em outros anos, ou seja, é preciso se inscrever novamente e passar pelas etapas de seleção.