• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 09/06/2005
Últimas Notícias

Professores mais preparados para lidar com a deficiência auditiva em sala de aula

Secretaria da Educação de São Paulo oferece atendimento a alunos com deficiência auditiva há mais de 55 anos sob a forma de SAPEs (Serviços de Apoio Pedagógico Especializado). Esses serviços […]

Secretaria da Educação de São Paulo oferece atendimento a alunos com deficiência auditiva há mais de 55 anos sob a forma de SAPEs (Serviços de Apoio Pedagógico Especializado). Esses serviços estão disponíveis nas escolas comuns da sua rede regular de ensino.

Nesta sexta-feira,10 de junho, o Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE), promove capacitação para a atuação com surdos em sala de aula aos supervisores de ensino e assistentes técnico-pedagógicos responsáveis pela educação especial das 90 Diretorias Regionais da SEE.

A atividade terá a participação da professora Marlene Gotti, profissional da equipe da Secretaria de Educação Especial do MEC e da professora Maria Cristina Pereira, docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e consultora junto ao CAPE para as questões referentes à educação de surdos.

Contemplando as instâncias regionalizadas da estrutura básica, a Secretaria Estadual de Educação, por intermédio do CAPE, vem desenvolvendo diversas ações, algumas em parceria com o MEC (Programa Nacional de Educação de Surdos), como por exemplo:

– Capacitação de Professores da Rede Oficial de Ensino atuando com alunos surdos;
– Curso de Extensão Cultural “Língua de Sinais: Idioma que se vê”;
– Capacitação de Instrutores Surdos Multiplicadores da LIBRAS;
– Curso de Tradução/Interpretação da LIBRAS;
– Curso de Ensino de Língua Portuguesa para Surdos (Desde 2001, em continuidade);
– Distribuição de diversos materiais didáticos;
– Modernização de 12 salas de recursos que atendem alunos surdos nas Escolas Estaduais da Rede Oficial de Ensino