• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 25/10/2019
Cursos para professores

Professores matriculados no Inova Educação já podem participar da edição aprofundada

Formação vai aprofundar nos novos componentes do Inova Educação, como Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia

A nova etapa de formação de professores para o Inova Educação, nova política educacional de São Paulo, já está no ar. Vale lembrar que os professores que realizaram a primeira etapa de formação, nos meses de julho e agosto, já estão automaticamente cadastrados para participar dos novos cursos, que tem duração de 30 horas e será realizada à distância, pela plataforma AVA-EFAPE.

Nessa etapa de aprofundamento, os conteúdos irão tratar com detalhes de cada um dos novos componentes da grade curricular: projeto de vida, tecnologia e eletivas.

No Projeto de Vida, haverá um módulo para explicar como os assuntos serão apresentados para os alunos ano a ano e quais competências socioemocionais serão enfatizadas. Em Tecnologia e Inovação, o curso vai contar um pouco sobre cada um dos eixos que fazem parte do componente: tecnologias digitais da informação e da comunicação; letramento digital; e pensamento computacional. Já nas Eletivas, a formação objetiva ensinar o professor a construir sua própria eletiva a partir de boas práticas que já funcionam na rede.

Serão abordados tópicos teóricos sobre cada uma das disciplinas e atividades práticas serão disponibilizadas para que os professores tenham contato com a nova grande. “O curso irá dar todos os fundamentos para que os professores possam interagir com a nova disciplina e entender por completo como ela pode ser ministrada da melhor forma possível aos jovens”, pontua Viviane Senna, do Instituto Ayrton Senna.

A formação é feira inteiramente de casa e pode ser entregue bem depois, se adequando à realidade de cada professor, como explica Caetano Siqueira, coordenador pedagógico na Educação: “Pensamos em algo adaptável, que pudesse ser feito de casa, sem maiores problemas. A primeira edição foi um sucesso e extremamente bem avaliada internamente”.

Ainda não foi definido um prazo de término para essa etapa.