quarta-feira, 15/05/2013
Releases

Professores-mediadores da rede estadual terão curso de Justiça Restaurativa amanhã em Guarulhos

Parceria entre a Secretaria da Educação e o Ministério Público aproxima promotores de Justiça e comunidade escolar Formação é oferecida a 84 profissionais das diretorias regionais de ensino de Guarulhos, […]

Formação é oferecida a 84 profissionais das diretorias regionais de ensino de Guarulhos, Mogi das Cruzes e Suzano

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o Ministério Público promovem amanhã, 16 de maio, o segundo encontro da formação em Justiça Restaurativa para 84 educadores da rede estadual no auditório da Diretoria Regional de Ensino Guarulhos Norte (rua Cristobal Claudio Elillo, 278, Parque CECAP). O curso tem três encontros presenciais, que reúnem professores-mediadores das diretorias regionais de ensino Guarulhos Norte e Sul, Mogi das Cruzes e Suzano. O primeiro encontro foi realizado no dia 18 de abril e o terceiro e último ocorrerá em 20 de junho.

O curso “Introdução à Justiça Restaurativa” inclui técnicas que podem auxiliar a prevenir e resolver conflitos no ambiente escolar, baseando-se no conceito que trabalha diálogo, reflexão e responsabilidade. A ação faz parte de um termo de cooperação que aproxima promotores de Justiça das escolas estaduais e reforça o Sistema de Proteção Escolar, criado em 2009 pela Secretaria da Educação. O programa visa à prevenção de conflitos no ambiente escolar, à integração entre a escola e a rede social de garantia dos direitos da criança e do adolescente e à proteção da comunidade escolar e do patrimônio público.

O sistema conta também com o trabalho de professores-mediadores, função criada para proteger as unidades da rede estadual de fatores de risco e vulnerabilidade. Atualmente, 2.790 docentes desempenham esse trabalho em 2.397 escolas estaduais.

“Esse é mais um passo na formação desses educadores, para que eles tenham mais elementos para promover espaços de convivência pacífica nas escolas, a partir dessa importante metodologia que é a Justiça Restaurativa”, avalia o coordenador do Sistema de Proteção Escolar, Felippe Angeli.

Número de professores-mediadores participantes por diretoria de ensino:

Diretoria regional de ensino

Nº de participantes