• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 10/06/2015
Professores e Funcionários

Professores mediadores iniciam curso sobre direitos humanos dia 24 de junho

Curso será realizado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-EFAP

No próximo dia 24 de junho, os professores da Educação que atuam na mediação de conflitos em sala de aula, inscritos no programa online Introdução aos Direitos Humanos e ECA, oferecido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP), iniciam as aulas do curso. Com carga horária de 60 horas, dividido em 10 módulos, o curso será realizado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-EFAP. Saiba mais aqui.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

No novo curso, o foco são os artigos e desdobramentos do Estatuto da Criança e Adolescente, que completa 25 anos em julho. Os módulos serão autoinstrucional – sem acompanhamento de tutor. Além de aperfeiçoar o trabalho diário desses profissionais, a capacitação oferece certificação aos concluintes. O objetivo do curso é orientar os educadores sobre os princípios de cidadania, ativismo social e liberdade.

Atualmente, os professores mediadores da rede colaboram na adoção de medidas inclusivas e em projetos de combate à violência e discriminação dentro das unidades de ensino. Todos os docentes, que podem ser de qualquer disciplina, passam por capacitação específica na Educação e em parceria com Ministério Público, Conselho Tutelar e Vara da Infância e Adolescência. A proposta é que eles utilizem métodos como o da justiça restaurativa, e saibam a quem recorrer de acordo com cada caso.

“O professor mediador é peça importante na rede estadual. Eles têm a tarefa de estreitar os laços entre alunos, educadores e comunidade. De acordo com um levantamento feito nas unidades escolares participantes, para 81% delas as ações de mediação aumentam a participação da família na prevenção de conflitos como bullying e preconceito”, explica o secretário da Educação, Herman Voorwald.