• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 07/11/2005
Últimas Notícias

Professores recebem orientação de técnicas de meditação em Ourinhos

Professores da rede estadual das regiões de Jaú, Bauru, Marília, Assis, Lins e Ourinhos receberam nesse final de semana orientação técnica de Lien Ch´I e Meditação neste sábado, em Ourinhos. […]

Professores da rede estadual das regiões de Jaú, Bauru, Marília, Assis, Lins e Ourinhos receberam nesse final de semana orientação técnica de Lien Ch´I e Meditação neste sábado, em Ourinhos. A orientação é uma cooperação entre a Secretaria de Estado da Educação e a Associação de Medicina Tradicional Chinesa do Brasil para expandir a consciência dos professores para estimular os alunos na ampliação da percepção, além de utilizar a filosofia chinesa e as técnicas de meditação para diminuir o estresse diário dos jovens, melhorar o desempenho escolar e proporcionar mais qualidade de vida aos alunos.

Além dos docentes e representantes da Secretaria e das Diretorias de Ensino, o projeto foi apresentado a professores de Pernambuco que visitam o Estado para conhecer as iniciativas que beneficiam a Educação.

Capacitação em Lien Ch’i

O curso com duração de 30 horas/aula é ministrado por Jou Eel Jia e pela equipe da Associação Brasileira de Medicina Chinesa. A idéia é transformar os educadores em multiplicadores da proposta, com aplicação prática dos movimentos do Lien Ch’i. Em todo o Estado, 11.415 professores de Educação Física foram beneficiados pelo projeto, e, segundo a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria, neste segundo semestre de 2005 a capacitação será estendida aos professores das áreas de Artes e Saúde.

Sobre o Lien Ch’i

O Lien Ch’i (exercício da energia) é uma prática terapêutica corporal que trabalha com meditação e respiração onde são reproduzidos alguns movimentos de animais como a cegonha, o dragão e a tartaruga.

Este trabalho trata dois aspectos importantes: o Qi (energia) e a respiração, fundamentais neste tipo de prática corporal terapêutica. Além de aulas teóricas sobre o conceito e filosofia da Medicina Tradicional Chinesa, os professores treinam 8 movimentos do Lien Ch’i.

Os chineses acreditam que, ao imitar os bichos, os praticantes incorporam suas características e conseguem liberar a energia vital que deve circular livremente pelo organismo para que as funções físicas e mentais permaneçam em equilíbrio.

SERVIÇO

ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE LIEN CH´I E MEDITAÇÃO

Dia 5 de novembro – das 10h às 17h

Faculdade Estácio de Sá – Campus Universitário Eng.º Jairo Roberto Saldanha Rodrigues – Quadra C1A – Nova Ourinhos – Ourinhos – SP