Ao logo do mês de recesso escolar, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP) elaborou uma lista de sugestões de filmes que apresentam diversas alternativas e metodologias de ensino, voltada para os professores da rede.
Antes de receber os alunos na volta do recesso, que tal aproveitar o final de semana para assistir alguns bons documentários e repensar a maneira de fazer educação?
Quando sinto que já sei: o documentário registra práticas educacionais inovadoras que estão acontecendo pelo Brasil, com o foco em valores importantes para a formação humana. A obra reúne depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais da área; e apresenta 10 iniciativas alternativas ao sistema convencional de ensino. Os projetos foram realizados em sete cidades brasileiras e têm por princípio o respeito pela individualidade de cada aluno e o contexto social em que estão inseridos.
A educação proibida: em um tour pela América Latina foram entrevistados mais de 90 educadores de oito países diferentes e apresentadas 45 experiências educacionais que fogem dos padrões tradicionais. Estruturado em cenas ficcionais e em depoimentos, o documentário propõe uma reflexão sobre o sistema educacional vigente.
Nunca me sonharam: o documentário mostra a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas brasileiras, sob diferentes pontos de vista. Estudantes, gestores, professores e especialistas relatam suas experiências, anseios e receios sobre a educação; e apontam quais são os desafios do presente e as expectativas para o futuro dos que sonham e vivem essa realidade.
– Clique aqui e veja lista completa dos filmes sugeridos