O Governador João Doria lançou, na última terça-feira (21), o programa Cidade Acessível, que ofertará aos municípios equipamentos e obras de acessibilidade voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, através de parcerias que envolvem investimentos em diversas áreas, como esporte, lazer, infraestrutura, acessibilidade e educação.
A iniciativa deve repassar R$ 110 milhões a municípios paulistas para a realização de obras de inclusão e acessibilidade. Para as escolas da rede estadual o programa prevê a entrega de kits de tecnologia assistiva para alunos com deficiência visual da rede regular de ensino e kits de acessibilidade para 104 salas de recursos, um investimento de mais de R$10,2 milhões.
“Saber que o programa contemplará a área da Educação nos deixa muito satisfeitos, principalmente porque, com os recursos destinados, será possível receber e atender ainda melhor os nossos estudantes com deficiência, tornando nossas escolas cada vez mais inclusivas”, comenta Henrique Pimentel, chefe de gabinete da Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP).
O evento de lançamento, no Palácio dos Bandeirantes, aconteceu no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/9), durante uma ação em homenagem aos atletas e treinadores paralímpicos dos Jogos de Tóquio.
Os municípios já podem realizar a adesão ao programa por meio do link: https://forms.gle/tEm67wF3K7NTb1R2A.