• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 06/12/2011
Últimas Notícias

Programa de estágio de convivência multicultural em Toyama 2012 – Japão

A Província de Toyama, desde 1974, mantém um programa de estágio técnico, através do qual recebe profissionais da América do Sul, de localidades com as quais tem firmados Tratados de […]

A Província de Toyama, desde 1974, mantém um programa de estágio técnico, através do qual recebe profissionais da América do Sul, de localidades com as quais tem firmados Tratados de Amizade e de países em desenvolvimento em geral, com o fim de contribuir para o desenvolvimento tecnológico e econômico dos países parceiros e incrementar as relações internacionais de Toyama através do convívio dos estagiários com a população local.

Na província existe um grande número de crianças de nacionalidade estrangeira, mormente brasileiros, freqüenta nossas escolas juntamente com as crianças japonesas; entretanto, as diferenças de língua e cultura impõem a construção de um ambiente escolar que melhor propicie o convívio entre diferentes culturas.

Nesse contexto, nossa província estabeleceu em 2009 o “Programa de Estágio para Promoção da Convivência Multicultural”, esperando contar com a participação de profissionais do estado de São Paulo com experiência em ensino fundamental e médio ou equivalente.

Esperamos que após o estágio o profissional selecionado colabore com o desenvolvimento da educação no estado de São Paulo, bem como com a formação dos brasileiros retornados do Japão.

NÚMERO DE VAGAS: 1 (uma)
PERÍODO PARA INSCRIÇÃO: 07 de novembro a 07 de dezembro de 2011.
PERÍODO DE ESTÁGIO: cerca de 6 meses (de 21 de maio a final de novembro de 2012)
INSTITUIÇÃO RECOMENDADORA DO ESTÁGIO: Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.
REQUISITO BÁSICO PARA INSCRIÇÃO: ser funcionário da Secretaria da Educação ou professor de escola estadual do Estado de São Paulo, maior de 22 anos; domínio da língua japonesa equivalente ao nível N2 ou 2 do Exame de Proficiência em Língua Japonesa (Nihongo Noryoku Shiken).
LINHAS GERAIS DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO:

(1) Área do Estágio: Educação. O local do estágio será uma escola pública do ensino fundamental da província de Toyama.
(2) Período do Estágio: cerca de 6 meses, de 21 de maio até o final de novembro de 2012. O Estágio se divide em uma parte comum (orientações gerais, curso de língua japonesa) e a parte especializada.
(3) Despesas cobertas pelo governo de Toyama: Passagem de ida e volta Brasil-Japão, estadia, todas as despesas de transporte em território japonês necessárias ao cumprimento do programa e bolsa em dinheiro.

CONTATO NA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO:
Os Interessados deverão contatar uma das pessoas abaixo para se obter critérios de seleção, linhas gerais das atividades, detalhes dos procedimentos de afastamento, carta de recomendação:
1- Dra. Irene Kazumi Miura: tel. 3218-3462 /FAX 3258-6179 (SE); e-mail: irene.miura@edunet.sp.gov.br
2- Prof. Hiroyuki Hino: Tel. 3218-2000, r. 2952 ; FAX 3237-2077 (SE); e-mail: hiroyuki.hino@edunet.sp.gov.br
3- Profª Maria Cristina Noguerol Catalan: 3225-5141 (CRE Mário Covas); e-mail: mcristina.noguerol@edunet.sp.gov.br
4- Profª. Valeria Tarantello: tel. 3866-0645 e-mail: valeria.georgel@edunet.sp.gov.br