• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 16/12/2004
Últimas Notícias

Programa de Inclusão Digital certifica 104 alunos da rede pública estadual

Alunos serão os monitores das Salas de Informática das escolas Hardware e software não são mais termos desconhecidos do universo dos alunos da escola pública estadual. Nesta quinta, 16 de […]

Alunos serão os monitores das Salas de Informática das escolas

Hardware e software não são mais termos desconhecidos do universo dos alunos da escola pública estadual. Nesta quinta, 16 de dezembro, 104 alunos e professores da rede receberam o diploma de encerramento da primeira fase do curso, Parceiros da Aprendizagem – uma parceria de sucesso da Microsoft com a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, a primeira no Brasil a aplicar esse programa de concepção mundial.

Com quatro meses de treinamento à distância e 16 horas de cursos presenciais, alunos e professores aprenderam que com o auxílio da tecnologia de informação e comunicação, podem transformar a escola em espaços de criação e vivência participativa.

O objetivo da Secretaria é ampliar o projeto e conquistar as 3 mil escolas estaduais do Estado que possuem salas de informática. Com os conhecimentos adquiridos, os alunos servirão como multiplicadores nas escolas em 2005.

Durante o evento, o diretor de tecnologia para América Latina da Microsoft, Lorenzo Madrid, comentou que o programa promove o desenvolvimento humano e a educação por meio da tecnologia. “Hoje, não se imagina mais o mundo sem computador, mas o programa não é só para realizar capacidades, mas para atingir os sonhos também. O sonho que desejo a vocês é que sejam felizes com esse sucesso”, disse aos futuros monitores.

Futuro praticamente certo é o da aluna Stephanie Mazarino, da Escola Estadual Dr. Alberto Cardoso de Melo Neto, na capital. Com apenas 16 anos, ela avançou dentro do programa e além de auxiliar os colegas na sala de informática, também virou professora voluntária nos finais de semana. A tarefa garante aprendizagem para a escola e para a comunidade. “O curso foi muito gratificante. Hoje, eu ensino os alunos do ensino fundamental e os pais. Para prender a atenção, ensino brincando. Fazemos disputas, jogos e gincanas”, disse animada.

Durante a entrega simbólica dos diplomas, o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, disse que toda evolução tecnológica traz descobertas mas, fez uma ressalva: “o professor tem que alavancar os sonhos dos alunos, mas a máquina não pode esfriar essa relação”. O secretário mandou um recado para os alunos: “Essa nova geração tem facilidade para conhecer instrumentos tecnológicos, mas é necessário não perder a rebeldia, a inquietação e o sonho. Aí a gente faz história”, complementou.

Estiveram presentes no evento o diretor de tecnologia para América Latina da Microsoft, Lorenzo Madrid; o diretor de setor público e educação da Microsoft Brasil, Paulo Cunha; a gerente de programa educacional da Microsoft Brasil, Márcia Teixeira; o diretor da FDE, Tirone Lanix; as coordenadoras da CENP e da Cogsp, Sônia Silva e Arlete Scotto e o coordenador da CEI, Elcio Selmi.

Luciane Salles