quinta-feira, 18/09/2003

Programa de Matrícula Antecipada atende mães da Zona Leste

Termina amanhã o prazo de cadastramento prévio de crianças e adolescentes de 7 a 18 anos e que estão fora de escola. Até quarta-feira (17/09), a Escola Estadual Professora Blanca […]

Termina amanhã o prazo de cadastramento prévio de crianças e adolescentes
de 7 a 18 anos e que estão fora de escola.

Até quarta-feira (17/09), a Escola Estadual Professora Blanca Zwicker Simões havia cadastrado 168 alunos pelo sistema de matrícula antecipada 2004. A escola atende alunos de 1.ª a 4.ª série e fica no Jardim Anália Franco, Zona Leste da Capital. Para efetivar o cadastramento, pais ou responsáveis devem apresentar certidão de nascimento ou RG e comprovante de endereço dos alunos na secretaria da escola.

O cadastramento vai até amanhã, 19 de setembro, em todas as escolas estaduais e municipais. A meta do programa de matrícula antecipada é garantir vaga no Ensino Fundamental para toda a população do Estado. O levantamento prévio do número de alunos ingressantes no Ensino Fundamental permite uma melhor distribuição de vagas das redes estadual e municipal.

Além disso, o programa acabou com as filas do início de anos letivos ao antecipar o mapeamento da demanda de alunos que estão fora da escola (com idades de 8 a 18 anos completos) e de alunos com 7 anos completos (ou a completar em 2004). Crianças com 7 anos podem ser egressas de escolas municipais e particulares e ingressantes na 1.ª série do Ensino Fundamental.

Sem perda de tempo

Fátima Aparecida Shimoyama é mãe de dois filhos: o de 10 anos cursa a 4.ª série do Ensino Fundamental na Escola Estadual Professora Blanca, e o outro, de 6, já está cadastrado no sistema de matrícula antecipada. “O pequeno está em escola municipal e agora vai para estadual. Ouvi no rádio e fui logo no primeiro dia da matrícula fazer o cadastro na escola dele”, conta Fátima.

O caso de Marina Tieko Azevedo é semelhante. Seu filho Gabriel está em escola municipal e foi cadastrado no sistema de matrícula antecipada logo na primeira semana. “Fui avisada pela própria escola para fazer o cadastro.” Tanto o filho de Marina quanto o de Fátima ingressam, no ano que vem, na 1.ª série do Ensino Fundamental.

Muitos pais aproveitaram os primeiros dias para fazer os cadastros. Nos cinco dias iniciais de cadastramento a EE Blanca Zwicker foi bastante procurada. Foram 112 registros. Nos últimos três dias, de 15 a 17 de setembro, houve um aumento de 20% no número de cadastros em relação ao que foi computado nas duas primeiras semanas. E até sexta-feira (19/09), quando se encerra o processo, haverá tempo para computar mais matrículas.

Para Gláucia Rodrigues Grillo a história é diferente. O filho Pedro, de 6 anos, estuda em escolinha particular e agora vai para a estadual. “Vi numa faixa que o programa tinha começado e fiz o cadastro cedo. Não peguei fila e agora estou tranqüila”. O filho mais velho de 12 anos, Diego, já estudou na Blanca Zwicker e agora está na 6.ª série da Escola Estadual Professor Wolny Carvalho Ramos, próxima à Blanca.

Márcia Reis Doretto também vai fazer essa opção para seu filho de 6 anos,  Pedro. Em 2004, ele possivelmente sai da escola particular e vai para a estadual cursar a 1.ª série. “Vim conhecer a escola porque tive ótimas referências. Como o orçamento encurtou, estou mais inclinada a colocá-lo na escola estadual”, explica. Na última sexta-feira, Márcia aproveitou a visita às instalações da escola Blanca e fez a matrícula.

Lembretes

O programa de matrícula antecipada 2004 não cadastra apenas alunos ingressantes na 1.ª série do Ensino Fundamental, como é o caso dos exemplos da escola Blanca Zwicker. Deve ficar claro que crianças e adolescentes que estão fora da escola, com idade entre 8 e 18 anos, e que querem ingressar em qualquer uma das série do Ensino Fundamental também devem se cadastrar.

Toda escola estadual e municipal é um posto de cadastramento. Os pais ou responsáveis devem se dirigir à escola mais próxima de sua residência. Além de agilizar o atendimento, o sistema ajuda a manter um banco de dados com registro de todos os alunos da Educação Básica de São Paulo, contendo informações como nome, data de nascimento, nomes dos pais, endereço, nível de ensino e classe que freqüentam a cada ano letivo.

Tatiana Pinheiro