quarta-feira, 26/03/2003

Programa de Padarias Artesanais será implantado em 400 escolas públicas estaduais

A Secretaria de Estado da Educação oficializou parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) para a implantação do programa de Padarias Artesanais.  Serão contempladas […]

A Secretaria de Estado da Educação oficializou parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) para a implantação do programa de Padarias Artesanais.  Serão contempladas 400 Escolas do Programa Parceiros do Futuro que, abre as escolas nos finais de semana para atividades culturais e esportivas. A intenção é ampliar o programa para as demais 5.700 escolas do Estado

O evento contou com a presença da primeira-dama, Maria Lúcia Alckmin; o Secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita; o vice-presidente do Banco Santander/Banespa, Miguel Jorge e o presidente da FDE, Sérgio Kobaiashi.

Cada escola receberá um kit composto por um forno, um botijão de gás, um liqüidificador, uma batedeira, uma balança e quatro assadeiras. O custo de cada kit é de R$700,00. Empresas parceiras doarão os equipamentos e o Fussesp capacitará dois agentes multiplicadores por entidade, em curso de duração de um dia, com direito a certificado em panificação emitido pela Secretaria da Agricultura.

Na Capital, as aulas são oferecidas na sede do Fussesp, no Parque da Água Branca e, no interior, são ministradas nas células regionais do Fundo Estadual. O curso ensina desde a confecção de pães, com os mais variados produtos, até noções de higiene e cidadania.

Para o Secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, o programa Padarias Artesanais coincide com o projeto de “Escola da Família” – a construção de uma escola pública dos nossos sonhos. “O processo educativo não acontece só dentro da sala de aula. A educação é o motor que move a sociedade. É solidariedade, respeito e simplicidade”.

O vice-presidente do Banco Santander/Banespa, Miguel Jorge, acredita nas parcerias voltadas para o papel social.” Esperamos a criação de mais projetos nesse sentido para continuarmos colaborando”.

A primeira-dama, Maria Lúcia Alckmin, destacou que em todo o Estado já foram distribuídos três mil kits desde o início do programa, há dois anos, para 1.700 entidades cadastradas no Fussesp. A Padaria Artesanal já virou realidade em  638 fundos municipais, 54 unidades da Febem, 147 assentamentos, 15 comunidades quilombolas, além de, unidades habitacionais da CDHU e agora nas 400 escolas estaduais.

” Ao invés de dar o peixe, nós estamos ensinando a pescar. Durante um ano e meio visitei a periferia para ouvir a população e decidir sobre o melhor projeto. O programa Padarias Artesanais pretende ir além e levar ética, cidadania e trabalho para as comunidades”, concluiu a primeira-dama.

Secretaria de Estado da Educação
Tels. 3218-2062/2055/2059