• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 21/12/2011
Últimas Notícias

Programa Educação Ambiental nas Escolas premia iniciativas sustentáveis da rede

Objetivo é envolver a comunidade escolar na elaboração de conscientização ambiental A Fundação Mapfre, em parceria com a Secretaria da Educação, premiou hoje, quarta-feira (21), iniciativas sustentáveis de escolas da […]

Objetivo é envolver a comunidade escolar na elaboração de conscientização ambiental

A Fundação Mapfre, em parceria com a Secretaria da Educação, premiou hoje, quarta-feira (21), iniciativas sustentáveis de escolas da rede estadual de ensino.

A proposta do Programa é fazer com que professores auxiliem e envolvam a comunidade na elaboração de projetos sustentáveis voltados para a realidade local.

“A importância de um projeto como esse é o envolvimento dos alunos com trabalhos que levem a perceber a necessidade de se conservar o meio ambiente e, por se tratarem de práticas diferentes das salas de aula, eles se envolvem muito”, afirma Deise Romano, técnica da Supervisão de Proteção Escolar da Secretaria.

O projeto vencedor, da Escola Estadual José Oliveira Orlandi, zona leste da capital, visou a economia do consumo de água. Inicialmente, a unidade gastava 400 litros de água para a lavagem do pátio. Depois da iniciativa esse consumo teve uma queda de mais de 77%, caindo para 90 litros.

“Fizemos um projeto experimental para economizar pelo menos ¾ da água gasta e conseguimos reduzir os números”, explica o professor educador responsável pela iniciativa, Mário Vicente Neto. E a escola não pensa em parar por aí. A ideia é continuar reduzindo gastos e até iniciar um programa de reciclagem na escola.

“A parceria com a Secretaria da Educação foi ótima e a expectativa é de que o programa cresça no próximo ano com a participação e envolvimento de mais escolas”, finaliza o coordenador do programa Educação Ambiental nas Escolas, Rodrigo Beresuski Lima.