• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 23/08/2016
Escola da Família

Escola da Família completa 13 anos com mais de 41 milhões de atividades promovidas

Mais de 2 mil escolas terão programação especial de aniversário

Responsável pela integração entre escola, família e comunidade, o Programa Escola da Família completa 13 anos nesta terça-feira (23), com diversas comemorações nas unidades da rede estadual participantes. Instituído em 2003, o programa já promoveu mais de 41 milhões de atividades durante sua história.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Nessas escolas onde se desenvolve o Programa Escola da Família, nós não temos depredação, o clima de convívio da comunidade é melhor e, principalmente, as famílias acompanham aquilo que está acontecendo dentro da escola”, afirmou o secretário José Renato Nalini, durante o evento de celebração do aniversário do programa.

Atualmente, mais de 2 mil escolas da rede estadual fazem parte do programa, abrindo suas portas aos fins de semana com atividades norteadas pelos eixos do trabalho, esporte, saúde e cultura. Desde a criação do programa, mais de 800 milhões de pessoas já participaram e mais de 41 milhões de oficinas, cursos e atividades já foram oferecidos. Durante o primeiro semestre deste ano foram organizadas e desenvolvidas mais de 1,2 milhão de atividades, para mais de 22 milhões de participantes da comunidade.

Dentre as atividades programadas para este mês de comemoração estão torneios esportivos (futsal, tênis de mesa, vôlei e atividades paradesportivas, que antecedem o clima dos jogos Paralímpicos), gincanas com brincadeiras populares, apresentações de capoeira e jiu-jitsu, oficinas de artesanato e serviços sociais para a comunidade, como, por exemplo, corte de cabelo, orientações de higiene bucal, doação de livros etc. Muitas unidades também oferecerão lanches e almoços comemorativos durante o desenvolvimento de projetos com a comunidade.

Voluntários

‘Parceiros na educação’, os voluntários do Programa Escola da Família trabalham atividades organizadas pela comunidade escolar e auxiliam no planejamento e na promoção de ações relacionadas ao esporte, cultura, lazer, saúde e trabalho. Suas atividades são supervisionadas pelos diretores e vice-diretores das unidades. No momento, mais de 10 mil voluntários estão em atividade no programa.

“A importância do programa se dá justamente pelos seus números. Além dos voluntários, temos uma média superior a dezessete mil educadores universitários que participam e auxiliam as escolas por meio do Bolsa Universidade”, revela Ricardo Addeo Dias, coordenador geral do Programa Escola da Família. 

*Atualizada em 23/08/2016 às 14h10