sexta-feira, 05/12/2003

Programa Escola da Família comprova que a ajuda pode vir por diferentes frentes

Se um fato foi confirmado durante o primeiro semestre do Programa Escola da Família, foi o de que as formas de contribuir são inúmeras e que, algumas vezes, a ajuda […]

Se um fato foi confirmado durante o primeiro semestre do Programa Escola da Família, foi o de que as formas de contribuir são inúmeras e que, algumas vezes, a ajuda vem de onde menos se espera. Selecionamos casos interessantes e exemplos que comprovam estas “inesperadas” manifestações de comprometimento com a escola e, principalmente, com as pessoas que a freqüentam.

Bebedouros

Na EE Dr. Paraíso Cavalcanti, Diretoria de Ensino de Bebedouros, a integração entre jovens, pais e a escola tem sido comovente. O relato de uma mãe contou a história do evento que aconteceu no dia 22 de novembro na escola e que comoveu a todos, inclusive ela, pela dedicação e emprenho dos envolvidos. No dia foram encenadas peças de teatro que, de acordo com a mãe Petronilha Barbosa, foram perfeitas, assim como a apresentação impecável do Coral da escola. A filha de dona Petronilha, Natália, participou de uma das encenações e chorou de emoção e de alegria após a finalização da mesma. Além de emocionada, a mãe percebeu a importância do Programa e agradeceu às pessoas envolvidas, em especial, à diretora Fátima, pela credibilidade dada aos jovens e pela oportunidade que eles estão tendo de demonstrar suas capacidades e habilidades na própria escola.

O comerciante Hemerson Fernandes é proprietário de uma papelaria próxima à EE Armelindo Ferrari, no município de Fernandópolis e, desde que o Programa Escola da Família começou, ele pôde perceber os benefícios que a abertura das escolas durante os finais de semana trouxe para a comunidade. “A escola no final de semana tem servido de palco para inúmeras atividades lúdicas e culturais, proporcionando, assim, um aprimoramento e desenvolvimento sócio-cultural às crianças e  aos adultos participantes”, garante Hemerson que deseja ainda, sucesso ao Programa e aos seus colaboradores.

Campinas

Na DE de Campinas, o educador profissional Benedito Aparecido conta que a EE Profº Celso Henrique Tozzi recebe uma ajuda valiosa da Sra. Dóris, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna. Com o auxílio da primeira-dama foi possível instalar uma sala de brinquedos, para que durante os finais de semana as crianças pequenas possam se divertir enquanto as mães participam das aulas de pintura em tecido e macramê. A sala já foi batizada como “Clubinho” tanto por alunos da escola quanto por crianças da comunidade, e serve ainda para as brincadeiras da molecada que não está participando de atividades esportivas. Benedito conta também, que ela apoia outras atividades importantes como a montagem da padaria artesanal dentro do Programa Escola da Família.

Miracatu

O mais inesperado dos casos, é o famoso “milagre” que aconteceu na DE de Miracatu, na EE Sebastiana Muniz Paiva. Em agosto deste ano roubaram um videokê, um aparelho de som, caixas acústicas e um decodificador de TV (parabólica) da escola. O fato entristeceu alunos, professores, funcionários e a comunidade local, pois eram aparelhos de grande utilidade tanto nas aulas quanto nas atividades do final de semana. Com muita criatividade eles deram continuidade ao Escola da Família e às suas programações.

Em novembro, durante a montagem da mesa de ping-pong, a educadora profissional falou do cuidado que todos deveriam ter com a mesa, uma vez que ela havia sido adquirida com grande sacrifício para o uso das pessoas que freqüentavam a escola e citou a falta que os objetos roubados faziam numa comunidade tão carente. Na segunda-feira, quando a escola foi aberta, todos se surpreenderam com a devolução de todos os aparelhos que haviam sido roubados, inteiros e perfeitos. A dirigente Lourdes Maria conta que, desde o ocorrido, toda a comunidade comenta que foi o Programa Escola da Família que operou este pequeno “milagre”.

Ana Paula Teixeira