sexta-feira, 27/06/2003

Programa “Escola da Família” é discutido com comunidade e educadores na região do Vale do Paraíba.

A Diretoria de Ensino de Guaratinguetá está promovendo encontros nesta semana, de 23 a 27 de junho, para sensibilizar e esclarecer os principais pontos do Programa “Escola da Família”. O […]

A Diretoria de Ensino de Guaratinguetá está promovendo encontros nesta semana, de 23 a 27 de junho, para sensibilizar e esclarecer os principais pontos do Programa “Escola da Família”. O objetivo é integrar escola e comunidade garantindo a melhor atuação do projeto a partir do segundo semestre.

Os encontros foram realizados nos municípios de Potim, Roseira, Aparecida, Guaratinguetá, Cunha, Cachoeira Paulista, Silveiras, Lorena, Piquete,  Canas, Cruzeiro e Queluz –  cidades  da região do Vale do Paraíba sob a jurisdição da D.E. de Guaratinguetá.

As reuniões contaram com a presença de um diretor, um professor, um pai e um aluno de cada escola pertencente ao município, totalizando132 escolas. Todos receberam a cartilha sobre o Programa “Escola da Família” e puderam conhecer melhor os critérios, o conteúdo e a avaliação .

“Os resultados têm sido muito positivos. Com recursos humanos, será possível viabilizar as atividades. Eu enxergo o Programa como uma possibilidade que a escola  tem de trabalhar também com a comunidade. É necessária essa integração”, exemplificou o dirigente de Guaratinguetá, profº Eduardo Ferreira de Castro.

Programa “Escola da Família”

A proposta da “Escola da Família” é abrir as cerca de seis mil escolas da rede pública estadual nos 645 municípios do Estado nos finais de semana, com o trabalho de 25 mil universitários – todos concluintes do Ensino Médio da  rede pública estadual – que receberão, da Secretaria, uma bolsa-universidade de até 50% do valor de suas mensalidades escolares até o teto de R$ 267, 00. Em troca, deverão desenvolver diversas atividades culturais, esportivas, de qualificação para o trabalho e na área da saúde nas escolas. O Programa vai beneficiar 7 milhões de jovens.

A iniciativa é Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“O aprendizado transcende os muros da escola, ultrapassa os limites dos graus de formação, é necessidade constante de todos, professores, alunos e, também, de toda a comunidade” argumentou, o Secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita.

O Instituto Ayrton Senna vai capacitar os coordenadores para reflexão, discussão, elaboração e realização da iniciativa.

O projeto deverá se estender por três anos e os interessados poderão obter mais informações através da Central de Atendimento da Secretaria da Educação do Estado (tel. 0800-7700012); na escola estadual mais próxima de suas residências; ou acessando a página da Secretaria da Educação na internet, www.educacao.sp.gov.br.

Luciane Salles