• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 13/04/2012
Imprensa

Programa Escola da Família leva teatro itinerante a Arandu

O espetáculo “Encantos do Baú”, da Cia. 5 Marias, será apresentado domingo na Escola Estadual Pedro Bento Alves para alunos e comunidade local A Escola Estadual Pedro Bento Alves, no […]

O espetáculo “Encantos do Baú”, da Cia. 5 Marias, será apresentado domingo na Escola Estadual Pedro Bento Alves para alunos e comunidade local

A Escola Estadual Pedro Bento Alves, no município de Arandu, região de Avaré, receberá no domingo (15/04) a visita da Cia. 5 Marias, trupe teatral que apresentará aos alunos e à comunidade local a peça “Encantos do Baú”. O evento é promovido pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), da Secretaria da Educação, por meio do programa Escola Família. A apresentação será às 14h, na própria unidade, com entrada gratuita.

A ação faz parte de um projeto-piloto de teatro itinerante da FDE, que tem por objetivo levar apresentações a escolas da rede estadual localizadas em regiões onde o acesso a esse tipo de atividade cultural é escasso. “Nossa região é muito carente de eventos como esse”, afirma o diretor da escola, José Aparecido Leonel.

Para Felipe Martins, aluno da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Pedro Bento Alves, que até hoje só assistiu a três peças teatrais, a iniciativa é válida para ampliar o acesso dos estudantes a esse tipo de arte. “Aqui em Arandu é difícil ter projetos assim. Acho importante, porque dá aos alunos a oportunidade de conhecer teatro de verdade, porque muitos só ouviram falar a respeito”, comenta.

Além de Arandu, neste mês, a Cia. 5 Marias também apresentará o espetáculo “Encantos do Baú” em outras três escolas estaduais nas cidades de Tapiraí, região de Votorantim; Pratânia, próximo a Botucatu; e Jumirim, que integra a região de Itu. Foram selecionados municípios com até 15 mil habitantes e com base em aspectos socioeconômicos. As quatro apresentações previstas representam um investimento de R$ 6,7 mil.         

Sobre o espetáculo

“Encantos do Baú” nasceu da preocupação das atrizes e educadoras da Cia. 5 Marias com a formação da criança. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento do público, que, direta ou indiretamente, é parte integrante do espetáculo, proporcionando uma experiência lúdica e reflexiva a todos.

A peça conta a história de Clara, uma criança que adorava passar o dia brincando com seu videogame. Até que um dia, após uma queda de energia elétrica, ela se vê sem ter o que fazer, com seu brinquedo desligado. Clara começa a procurar o interruptor de luz e se depara com algo nunca visto antes: um baú mágico. Dele sairá tudo o que ela precisa e até mesmo um grupo muito engraçado de portugueses que a faz embarcar em uma viagem encantadora usando apenas a sua imaginação.

Nesta viagem, Clara descobre um universo cheio de personagens e histórias divertidas como “O Boi da Cara Preta”, “O Gigante de Pedra” e “O Cravo e a Rosa” e passa a compreender que a imaginação é o passaporte para um mundo recheado de brincadeiras e cantigas de roda.

Sobre o programa Escola da Família

Desde 2003, o Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa. Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde e ao trabalho, os quatro eixos do programa.

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam a inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.