terça-feira, 11/09/2018
Governo do Estado de São Paulo
Escola da Família

Programa Escola da Família promove ações que integram escola e comunidade

O programa existe há 15 anos

O Programa Escola da Família abriu as inscrições para 975 novos bolsistas em todo o Estado de São Paulo. Puderam se cadastrar estudantes matriculados em cursos de graduação e licenciatura em instituições de ensino conveniadas.

Ao completar o formulário, o estudante deve apresentar nas Diretorias de Ensino os documentos necessários para ingressar no Programa. Os aprovados após avaliação do perfil receberão uma bolsa, sendo até R$500 pago pela Secretaria de Estado da Educação e o restante do valor custeado pela faculdade.

Em contrapartida, ele terá que atuar aos fins de semana – sábado ou domingo – por 8 horas em atividades ligados a trabalho, saúde, cultura e esporte. Vale lembrar que o candidato não pode ser beneficiário de outra bolsa de estudos ou financiamento estudantil.

“É importante para que eles desenvolvam uma convivência e uma experiência profissional. Isso é fantástico, porque conta no currículo”, explica a coordenadora do Programa Escola da Família, Carmen Valle.

Os selecionados serão encaminhados a uma das 2,2 mil unidades do Escola da Família de acordo com a pontuação, a quantidade de vagas disponíveis no curso de graduação e o número de vagas por regional. A lista de espera tem validade de 12 meses.

Sobre o Programa Escola da Família

Há 15 anos, o Programa Escola da Família da Secretaria de Estado da Educação promove ações que integram escola e comunidade em todo território paulista.

É possível encontrar cursos de idiomas, mutirões de limpeza, cursos de artesanato e pintura, workshops, cursos preparatórios para o vestibular e oficinas de esportes que vão além do tradicional futebol, dentro da iniciativa.

Ele incentiva as escolas abrirem seus espaços para toda comunidade aos finais de semana, promovendo inúmeras atividades. Desde então, ele se tornou uma importante ferramenta de transformação social e cultural.

A ideia, portanto, é fazer com que cada educador universitário participe de um projeto de acordo com o seu curso, bem como promova ações que julguem interessante para comunidade.

“Como curso enfermagem, eu falo mais sobre métodos preventivos, como higiene, gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis. Tudo isso para alertar a população”, comenta a educadora universitária da E.E. Marechal Deodoro, Stefany Carrara Alberto.

A unidade escolar, por meio do Escola da Família, também desenvolve atividades promovidas pelo VIVER, programa nacional de prevenção ao uso de drogas. “Desenvolvemos atividades como futebol, jiu jitsu, ballet, aulas de reforço de matemática. É muito bacana ter essa relação com a escola”, afirma Alexandre Henrique de Freitas, gestor do VIVER.

“Eu fui convidado para dar aulas de jiu jitsu para as crianças e é com maior prazer que eu ajudo o projeto. Eu acredito que estamos plantando uma semente que poderá trazer um futuro melhor para cada um deles”, completa Felipe Freitas, voluntário do Escola da Família na Marechal Deodoro.