quinta-feira, 19/07/2018
Governo do Estado de São Paulo
Escola da Família

Programa Escola da Família registra 46 milhões de atividades

São 15 anos de atividades e mais de 890 milhões de participações das comunidades no entorno das escolas

O programa Escola da Família completa 15 anos com a marca de 46 milhões de atividades e mais de 890 milhões de participações de pessoas da comunidade no entorno das escolas da rede. Foram concebidas também mais de 260 mil bolsas de estudos a universitários que atuaram como educadores nas unidades de ensino do programa.

A iniciativa, uma grande ferramenta de transformação social e cultural, estimula as escolas da rede a abrirem suas portas para comunidade aos fins de semana oferecendo atividades voltadas ao esporte, saúde, cultura e trabalho.

Desde o início do programa, em agosto de 2003, a Educação realizou convênios com mais de 340 instituições de ensino superior por meio do programa Bolsa Universidade, que viabiliza a oferta de bolsas de estudo a jovens universitários.

Durante esses 15 anos, mais de cinco mil escolas da rede estadual abriram suas portas à comunidade aos finais de semana. A ação contemplou também mais de 500 escolas das redes municipais por meio de convênios.

Ana Maria Stuginski, da operacionalização do programa Escola da Família, explica que “quando a escola abre os portões para a comunidade, ela está dizendo: venham me conhecer e participar das atividades.

As atividades desenvolvidas pelos voluntários nas escolas integrantes do programa devem seguir os quatro eixos: esporte, saúde, cultura e trabalho. A coordenadora Carmen Lucia desta que “de fato, a escola aberta, aos finais de semana, deve estar em sintonia com o seu Projeto Pedagógico. Uma das diretrizes do Programa Escola da Família é a integração com a semana letiva”.

Atualmente, o programa está presente em mais de 590 municípios nas 91 Diretorias de Ensino. São 2,2 mil escolas estaduais e mais de 70 escolas municipais que contam com a participação de 2,2 mil educadores, mais de 8 mil universitários bolsistas e cerca de 9 mil voluntários.