• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 29/01/2004
Últimas Notícias

Programa Escola da Família: uma idéia que deu certo

Uma idéia que deu certo… seria um bom slogan para o Programa Escola da Família, com elogios e sugestões o Programa se torna cada vez mais um espaço privilegiado de […]

Uma idéia que deu certo… seria um bom slogan para o Programa Escola da Família, com elogios e sugestões o Programa se torna cada vez mais um espaço privilegiado de convivência familiar e comunitária.

No compartilhar se dá o reconhecimento das sensações e emoções comuns, vindo à tona conteúdos que estavam afastados da consciência, e nessa integração podemos enxergar um outro mundo, aquele que expressa sentimentos de amor, solidariedade e esperança, e é isso que vamos mostrar agora com um texto produzido pelo coordenador regional Affonso Carlos Bono, Diretoria de Ensino de Tupã, que de forma poética descreveu toda essa sensação de vida.

Confira!!!

“Programa Escola da Família, aquele que se concretiza aos sábados e domingos nas Escolas Públicas.

Estamos em 2004, e continuamos a nos encontrar nesses espaços-encontro, onde tudo de bom acontece.

Coroando as atividades de 2003, os Educadores Profissionais, os Educadores Universitários e os Educadores Voluntários prepararam e realizaram programas onde a “Vida e a Paz” se fizeram presentes, onde a Doação e o Afeto vicejaram, onde o Crescimento e a Solidariedade marcaram encontro em todas as Escolas dos Municípios que compõem a Diretoria de Ensino de Tupã.

E quem compareceu?! Crianças-atores, crianças-cantores, crianças-crianças, que nos encheram os olhos, e o coração de uma alegria-estímulo, de uma alegria-agradecimento, de uma alegria-encantamento.

E por quê?! Porque houve o encontro de seres que se completam e por isso se tornam plenos, plenos de Fé, plenos de Pequenas Felicidades certas, que o cotidiano nos oferece, plenos de iniciativa, plenos de degustarem a Liberdade, é, a Liberdade até existe, e com todos esses ingredientes… plenos de Esperança, porque sem ela o mundo apaga a luz e…

E o quê proporcionou este estado-contagiante, este estado de empatia, concitando a todos para que sejam felizes.

Ah! Houve almoços, houve bola; como o brasileiro se plenifica com ela, afinal, somos campeões mundiais de futebol de adultos, sub-17 e sub-20, e a bola se fez presente, porque somos campeões de vôlei de quadra, de areia e… porque bola é cópia de mundo que gira, que cresce e que está nadando de braçadas com o voluntariado, com a cooperação, com a solidariedade.

Sabe que ainda presentearam a todos com cachorro-quente, bolo, até os gelados, algodão-doce, bexigas, guloseimas, cestas básicas, salada de frutas, que otimizam corações, coração-criança, coração-jovem, enfim, coração-gente.

E foi só isso?! Ledo engano, houve recital de piano (com jovens freqüentadores do Programa), houve conjuntos de dança, coreografados pelos componentes, houve coral, e houve, pasmem, Orquestra Municipal, nos elevando, fazendo com que galgássemos às nuvens e nos aproximássemos de Deus.

Acreditem, o ser humano aprendeu que a Felicidade até existe e que ela vem de dentro; é, como diz a música: “é afinar os instrumentos (da Felicidade), de dentro pra fora, de fora pra dentro”, e o homem se transforma em ser, que sabe conviver, sabe produzir, sabe aprender continuamente.

Oportunizou-me ao homem-mulher-criança a confraternização, oportunizou-se a operacionalização o “slogan”: o jovem é solução e não problema!

Ah! Houve até gente com choro-emoção, houve…

Pois é, houve a apoteose do homem integral, pois até a Dignidade foi resgatada, e a Auto-estima está voltando.

Por tudo isso, a idéia deu certo e podem crer, neste ano de 2004 vai ter muito mais”.

Affonso Carlos Bono

Da Coordenação Regional do Programa Escola da Família

Thais Liberato