• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 18/01/2020
Cultura é Currículo

Programa Férias no Museu estimula jovens a pensar no meio ambiente

Até 24 de janeiro, crianças e adolescentes, filhos de docentes e funcionários da instituição, podem participar de ações lúdicas

Até o dia 24 de janeiro, crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, filhos de professores e funcionários da Unicamp, poderão participar de atividades lúdicas e educativas no programa chamado Férias no Museu, realizado pelo Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

As ações despertam a consciência sobre os cuidados que todos devemos tomar com o planeta e, ainda, animar os dias que ainda sobram de férias. Neste ano, o tema do programa é “Terra 2.0”, com o objetivo de fazer os jovens conhecerem mais sobre o trabalho dos cientistas e também refletirem sobre qual o planeta que desejam para o futuro.

“Provocamos as crianças a pensar em uma nova Terra. Aliás, nós escolhemos esse como tema do ano para o museu. Em cada ocasião, vamos trabalhar um aspecto desse tema. A ideia é refletir sobre o planeta e pensar como ele seria no futuro”, explica André Santachè, diretor do museu.

Os inscritos participam de atividades que envolvem a aprendizagem sobre as características das células, como a aprendizagem de máquinas podem auxiliar no combate a desequilíbrios ecológicos, os processos de purificação da água e as novas formas de produção de energia limpa e renovável.

As iniciativas são realizadas no Museu Exploratório de Ciências em dois dias da semana: uma turma às segundas e terças-feiras, com a outra às quintas e sextas-feiras, totalizando quatro turmas. A programação conta ainda com visitas ao laboratório de biocombustíveis Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e aos equipamentos de produção de energia solar da Faculdade de Energia Elétrica e Computação (FEEC).

O programa começou no último dia 13 e já fez sucesso. Murilo Clemente, de 10 anos, aprovou as atividades deste ano. Participante do Férias no Museu desde os seis, ele já pensa na possibilidade de trabalhar com ciência quando for adulto. “Venho toda vez que tem. No ano passado, havia uma atividade sobre espaço, e eu gosto muito do espaço, tem muitos segredos. Não sei se vou querer ser jogador de futebol ou cientista”, revela o aluno.

As amigas Giulia Silva e Júlia Santos, ambas com 11 anos, também gostam de ter a ciência por perto. “Acho muito legal aprender ciências. Meu tio é químico e sempre me mostra algumas coisas”, comenta Júlia. Elas foram cuidadosas ao preparar as lâminas que seriam observadas pelo microscópio, oportunidade que não têm todos dos dias. “Estou gostando de tudo”, celebra Giulia.