quarta-feira, 12/07/2017
Ensino Médio

Programa Jovem Senador recebe inscrições até 18 de agosto

Autores das melhores redações vão à Brasília simular o trabalho no Senado Federal

Os alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino podem ir à Brasília para entender melhor como funciona o trabalho no Senado Federal. O Projeto Jovem Senador recebe inscrições até 18 de agosto. Os interessados em participar do concurso devem enviar uma redação sobre o tema “Brasil plural: para falar de intolerância”.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na primeira etapa, os alunos das escolas participantes deverão escrever redações de 20 a 30 linhas com o tema “Brasil plural: para falar de intolerância”. Depois disso, cada escola deverá eleger a redação que vai representar a unidade de ensino e encaminhá-la à Secretaria Estadual da Educação até o dia 18 de agosto.

Posteriormente, na segunda etapa, a Secretaria Estadual da Educação selecionará três redações, que serão enviadas à Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal até 22 de setembro.

E na terceira etapa, a comissão julgadora do Senado Federal classificará, dentre as três redações enviadas pela Secretaria da Educação de cada unidade da federação, o primeiro, o segundo e o terceiro lugares. Em seguida, escolherá, dentre as 27 redações classificadas em primeiro lugar, as três primeiras colocadas em nível nacional.

Os alunos vencedores ganharão uma viagem para Brasília, onde permanecerão entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro, elaborando proposições legislativas e apresentando os projetos de leis em reuniões que simulam os trabalhos do Senado Federal.

As propostas aprovadas pelos jovens senadores serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa como sugestões legislativas, que poderão ser acatadas e distribuídas aos senadores da comissão para relatoria. Se aprovadas, tramitarão no Congresso Nacional.

O objetivo é estimular os estudantes a refletirem sobre política, democracia e exercício da cidadania.

Mais informações no site do programa.