• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 07/08/2018
Notícia

Programa Jovem Senador segue com inscrições até 17 de agosto

Podem participar concurso de redação alunos do Ensino Médio de até 19 anos

Continuam abertas as inscrições para o programa Jovem Senador até o dia 17 de agosto. Para participar do concurso de redação, os alunos do Ensino Médio devem ter até 19 anos e escrever um texto dissertativo-argumentativa com o tema “A Constituição Cidadã 30 Anos Depois”.

Para participar, as escolas da rede devem enviar as melhores redações para a Secretaria da Educação. A Pasta selecionará três redações para representar o estado na etapa nacional. Uma comissão julgadora no Senado Federal será responsável por classificar s textos de cada uma das unidades da Federação e também o primeiro, o segundo e o terceiro colocados nacionais.

Os autores das 27 melhores redações terão a oportunidade de vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país.

Edições anteriores

Em 2016, a jovem Marina Vivianne Carcassola, da cidade de Lorena, conquistou o primeiro lugar entre as redações do Estado de São Paulo. A estudante participa de um projeto de sustentabilidade que permite que os alunos revitalizam áreas inutilizadas da escola, montando jardins com materiais recicláveis.

“Os jovens têm que aprender mais sobre política. A maioria das pessoas não entende a atual situação de nosso país, nem sequer como chegamos aqui. Se os jovens estivessem mais familiarizados com a política, eles sentiriam mais vontade de participar. E as crianças aprenderiam desde pequenas sobre o seu país”, explica.

Já em 2015, a grande vencedora foi Lana Lima Oliveira, da cidade de Jales. “A Política para mim sempre foi complexa e de difícil entendimento, porém, após ser vencedora deste Concurso, e com a oportunidade, me sentindo bem mais atraída pela ideia de futuramente atuar nesse campo”, disse.