quinta-feira, 12/08/2004

Programa Padaria Artesanal vira tema pedagógico e incentiva crianças

A Escola Estadual Oswaldo Sampaio Alves, da Diretoria de Ensino Guarulhos Sul, está desenvolvendo o Projeto Cidadania. Com o objetivo de transformar atitudes e desenvolver novos valores, o projeto prevê […]

A Escola Estadual Oswaldo Sampaio Alves, da Diretoria de Ensino Guarulhos Sul, está desenvolvendo o Projeto Cidadania. Com o objetivo de transformar atitudes e desenvolver novos valores, o projeto prevê uma mudança gradual dos alunos no sentido de desenvolver a cidadania.

O Projeto começou no início deste ano e já trabalhou diversos temas transversais como Meio Ambiente, Comunidade Presente, com a presença dos pais nas reuniões, Prevenção Também se Ensina, para criar hábitos saudáveis em relação à saúde Bucal, Hino Nacional, com o Hasteamento das Bandeiras todas às sextas-feiras, Campanha da Solidariedade e Coral, entre outros.

Neste mês de agosto, a escola está preparando cada série para a utilização das Padarias Artesanais. Com os professores já capacitados, agora os alunos é que colocarão a mão na massa. Além de oferecer uma alternativa de geração de emprego para a comunidade nos finais de semana no Escola da Família, professores e alunos aproveitam a estrutura da Padaria Artesanal para ensinar aos pequenos de 1ª a 4ª série, os valores nutricionais dos ingredientes, a história dos alimentos, a matemática das quantidades, unindo todas as disciplinas num único trabalho.

As crianças trazem o material, fabricam e degustam o pão feito pelas próprias mãos, uma vez por semana na escola. O projeto conta com a participação de 958 alunos, 40 Professores, seis funcionários e direção.

“As crianças ficam bem empolgadas. Elas acabam aprendendo porque aliam à alfabetização. Eles memorizam o ingrediente por meio do desenho, a forma de se escrever e ter o contato com o material. Eles estão se sentindo bem empolgados”, avisa a coordenadora do projeto, profª Ivete Alves de Souza.

O programa Padaria Artesanal é uma realização do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, com o apoio de empresários que patrocinam a entrega dos kits para o funcionamento das padarias artesanais. Cada kit é composto por forno, botijão de gás, liqüidificador, batedeira, balança e quatro formas.

Em todo o Estado já foram distribuídos 3.754 kits, desde o início do programa, há dois anos, para 1,7 mil entidades cadastradas no Fussesp: 638 Fundos Municipais, 54 unidades da Febem, 147 assentamentos, 15 comunidades quilombolas, além de unidades habitacionais da CDHU, hospitais, presídios, entre outros. Às escolas estaduais foram direcionados 426 kits para a Capital, Grande São Paulo e Interior. Pelo programa de panificação já foram capacitados 1,9 mil agentes multiplicadores. Destes, 600 fizeram o curso na Capital e 1,3 mil no Interior.