• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 10/09/2003
Últimas Notícias

Programa PAI é modelo para instituições de ensino superior

O Programa de Alfabetização e Inclusão (PAI), elaborado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, serviu como um modelo na abertura do Seminário de Dirigentes e Vice-Dirigentes das […]

O Programa de Alfabetização e Inclusão (PAI), elaborado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, serviu como um modelo na abertura do Seminário de Dirigentes e Vice-Dirigentes das Instituições de Ensino Superior, realizado ontem na capital paulista.

A explanação da professora Huguette Theodoro Faria da Silva, coordenadora do programa, chamou a atenção de diversas instituições de ensino superior do Brasil, interessadas em aplicar projeto semelhante em seus estados.

A maioria das perguntas se referia à participação das universidades públicas no processo de alfabetização de adultos, que tem todo o material fornecido pela secretaria. Os dirigentes de ensino queriam saber como estas instituições se encaixam no programa. Segundo a professora Huguette, as universidades públicas não só podem participar, como algumas delas já fazem parte do PAI.

A professora sugeriu que as entidades públicas já inscritas enviem o quanto antes, pela internet, o cadastramento dos alunos. “Estamos aguardando o cadastramento para mandar o material. O trabalho pela erradicação do analfabetismo tornou-se uma obrigação moral de todos nós”, destacou.

Estiveram presentes no encontro o professor Cândido Gomes, representando a UNESCO, o empresário Oded Grajew, assessor especial da presidência da República, e a ex-primeira-dama do Brasil Ruth Cardoso, presidenta da ONG Comunitas.

EUGENIO GOUSSINSKY