• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 06/07/2006
Últimas Notícias

Programa quer acabar com a discriminação dentro e fora da escola

Curso capacita professores que não trabalharam a temática racial durante a formação básica e atende exigências da lei que estabelece introdução da cultura afro-brasileira Sensibilizar os professores em relação à […]

Curso capacita professores que não trabalharam a temática racial durante a formação básica e atende exigências da lei que estabelece introdução da cultura afro-brasileira

Sensibilizar os professores em relação à temática racial, e buscar a compreensão e a reflexão dos processos discriminatórios tanto em sala de aula como na sociedade. Este é um dos principais objetivos do Programa São Paulo: Educando pela Diferença para a Igualdade, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e do Ministério da Educação, via Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD).

A idéia é desenvolver ações de formação, acompanhamento e avaliação de um curso para professores do ensino fundamental (ciclo I) e Ensino Médio com ênfase na diversidade étnico-racial.

Passo a passo

Na 1 a fase, em 2003, foi realizado um programa-piloto, atendendo 160 professores de ensino fundamental (ciclo I) tanto na Capital como no interior. Já de novembro de 2004 a abril de 2005,  o programa utilizou a Rede do Saber, o que permitiu a expansão das atividades – inclusive para docentes do ensino médio – e a formação continuada de mais 3.520 professores, envolvendo quarenta e duas Diretorias de Ensino. Em dezembro de 2005, 6.520 educadores da rede estadual já haviam feito o curso.

Público alvo e cumprimento da lei

O curso atende a uma parcela de professores que não teve conteúdo relacionado à temática racial em sua formação básica e também às exigências da lei 10.639/03 que estabelece a introdução da história da cultura afro-brasileira e história da África, e do Parecer CNE/CP 003/2004, que define as diretrizes curriculares nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais.

Mais sobre o Programa

O São Paulo: Educando pela Diferença para a Igualdade pretende ainda construir com os professores atividades educativas e pedagógicas que busquem enfrentar a questão da discriminação, construindo uma outra perspectiva que enfrente e acolha as diferenças e diversidades.

Os projetos e propostas didático-pedagógicas serão levados às salas de aula do Ensino Fundamental (1ª a 4ª série) e Ensino Médio (História, Língua Portuguesa e Artes). Além disso, pretende-se estimular também que os três princípios básicos do Parecer CNE/CP 003/2004 façam parte dos projetos político-pedagógicos das escolas. São eles: Consciência Política e Histórica da Diversidade; Fortalecimento de Identidades e Direitos e Ações Educativas de Combate ao Racismo e a Discriminações.

Meta

Até o final de 2006 cerca de 14.960 professores, das 90 Diretorias de Ensino, de ensino fundamental (ciclo I) e médio terão participado do programa, passando por videoconferências, pesquisas orientadas, discussão de textos e apresentações de projetos que fazem parte da avaliação do curso. As capacitações ocorrerão em dois módulos de 40 horas, totalizando 80 horas de atividades presenciais e não presenciais. O custo total do Programa, do piloto até o final, será de R$ 1.515.488,00.