Escolas de Tempo Integral (ETI) interessadas em aderir ao programa SuperAção Jovem, desenvolvido em unidades da rede estadual pela Secretaria da Educação em parceria com o Instituto Ayrton Senna, devem realizar sua inscrição até 17 de janeiro de 2014.
Supervisores de ensino ou coordenadores dos núcleos pedagógicos (PCNP) das diretorias de ensino devem preencher o formulário de intenção, informando os nomes das escolas e dos responsáveis pelo acompanhamento das atividades.
O programa tem como objetivo capacitar os profissionais da rede para atuarem nas oficinas curriculares com os componentes de leitura, produção de texto e experiências matemáticas.
Nas Escolas de Tempo Integral, serão desenvolvidas atividades com alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental visando o fortalecimento das habilidades cognitivas e não cognitivas, bem como o desenvolvimento de projetos para resolução de problemas.
Os profissionais das diretorias de ensino e educadores passarão por formações presenciais na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP) e a distância por meio da plataforma digital do Programa SuperAção Jovem, do Instituto Ayrton Senna. Todos os profissionais serão convocados formalmente.
“A importância do programa Superação Jovem é a possibilidade de oferecer componentes curriculares de leitura, produção de textos e experiências matemáticas para a parte diversificada do currículo das Escolas de Tempo Integral, por meio de atividades dinâmicas que desenvolvam o protagonismo juvenil”, diz Vera Lúcia Goloni, responsável pelo acompanhamento do Programa na Secretaria da Educação.
Para saber mais, acesse a intranet da Educação
Circuito Ayrton Senna
A etapa final do Programa SuperAção Jovem aconteceu entre os meses de novembro e dezembro por meio do evento “Circuito Ayrton Senna da Juventude”. Em sua última edição, os jovens protagonistas compartilharam experiências de superação. Leia na íntegra a reportagem.