sexta-feira, 22/03/2013
Pais e Alunos

Programa Visão do Futuro promove primeiro mutirão de 2013 neste sábado (23)

Mais de 74 mil alunos das redes estadual e municipal devem receber atendimento oftalmológico

Óculos para os alunos das redes estadual e municipal. Com o objetivo de oferecer atendimento oftalmológico e disponibilizar gratuitamente óculos para os estudantes, o programa Visão do Futuro, voltado a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental das redes estadual e municipal, retoma amanhã (22) suas atividades.

Nesta primeira etapa, 2.080 alunos de 502 escolas públicas da capital atendidos nos mutirões do ano passado e que tiveram a prescrição de óculos serão reavaliados para acompanhamento. As unidades conveniadas que receberão os estudantes são Hospital Cema, Instituto Suel Abujamra, Instituto Tadeu Cvintal e Universidade Federal São Paulo.

viso_do_futuro2_581_02

Para este ano serão organizados nove Mutirões da Visão. A expectativa é que 74 mil crianças da rede estadual passem pela triagem nas escolas. Segundo levantamento da Secretaria da Educação, 29.192 alunos entre os anos 2009 e 2012 receberam óculos. O número representa 39,3% dos 74.199 estudantes com idades entre 6 e 7 anos de escolas estaduais e municipais de São Paulo que participaram dos mutirões de saúde nesse período.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Sobre o programa Visão do Futuro

Criado em 2009 pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) em parceria com as secretarias estaduais e municipais da Educação e da Saúde, o programa Visão do Futuro é destinado à prevenção e à recuperação da saúde ocular dos alunos da rede pública. O objetivo é oferecer aos estudantes melhores condições de estudo e de qualidade de vida.

São quatro fases de execução do programa: treinamento dos professores das redes públicas de ensino estadual e municipal para a realização da triagem nos alunos, encaminhamento dos estudantes para consultas oftalmológicas nos Mutirões de Saúde, confecção dos óculos por meio da Secretaria Estadual de Saúde e entrega aos alunos por meio da Secretaria Estadual e Municipal de Educação e avaliação do Programa.