• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 22/01/2020
Lazer

Programação comemorativa de 10 anos da Biblioteca de São Paulo

Atrações serão gratuitas e acontecerão durante diversos dias de fevereiro

Localizada dentro do Parque da Juventude, no terreno em que funcionou a Casa de Detenção de São Paulo (conhecida como Carandiru), na zona Norte da capital paulista, a Biblioteca de São Paulo completa 10 anos de funcionamento no mês de fevereiro. Para comemorar o evento, o lugar recebe espetáculos, encontros com escritores (entre eles, Pedro Bandeira), workshop internacional, exposição, oficinas, música e muito mais.

A biblioteca soma mais de 3 milhões de visitantes e reúne o que há de mais moderno na área. Finalista do International Excellence Awards 2018, entregue durante a Feira do Livro de Londres, uma das mais prestigiadas do setor, a BSP já recebeu premiações como o Prêmio IPL na categoria Melhor Biblioteca do Ano e Prêmio Ações Inclusivas 2013, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A programação especial tem início no sábado, 1º de fevereiro, com a abertura, às 11h, da Exposição Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-americana, com curadoria do ilustrador Fernando Vilela e realizada em parceria com o Instituto Tomie Ohtake e a Fundação SM. No domingo, dia 2, é a vez do show-leitura Hélio Flanders & As Folhas da Relva (realização: Sesc Santana) acontecer às 15h.

No sábado, dia 15, haverá bate-papo com o escritor Pedro Bandeira, mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, às 11h; oficina lúdica e gastronômica com o chef Andy Giacometti às 14h; e o espetáculo Os Mequetrefe, com o Grupo Parlapatões, às 16h. No domingo, dia 16, o coletivo Caravana Lúdica realiza, às 11h30, a atividade Jogos do Mundo; haverá sessões de contações de histórias no Parque da Juventude com a Cia. Duo Encantado das 12h às 16h; Oficina de Poesia, com Jonas Samaúma às 13h e Oficina Maker Corrida Maluca, com Glauco Paiva, às 14h.

Tudo será encerrado com apresentação do Agrupamento Musical do Consulado da Portela de São Paulo às 16h, com clássicos do repertório da escola de samba. Os escritores têm espaço especial na sequência de eventos; além da presença de Pedro Bandeira, estão previstos outros bate-papos com o público no sábado e domingo, dias 15 e 16.

Visando a formação geral e crítica de profissionais das áreas de biblioteca, leitura e literatura, a programação do aniversário da BSP reserva lugar de destaque para o Workshop Internacional Mediação: Uma Biblioteca para Hoje e para Todos, realizado pelo SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) nos dias 13 e 14 de fevereiro, das 9h30 às 17h. Entre os convidados do evento estão Ignácio de Loyola Brandão e Gonzalo Oyarzún, do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Chile.

A programação é inteiramente gratuita!