• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 09/01/2020
Lazer

Programação de Férias no Museu do Café

Espaço Café com Leite” e eventos para a família, como as oficinas de flipbook e massinha, ocorrem nos fins de semana

As férias escolas no Museu do Café, em Santos, está repleta de atrações e programas especiais para todos os estudantes da rede pública. A programação vai até o dia 02 de fevereiro e  inclui atividades extras aos fins de semana e o “Espaço Café com Leite”, ambiente temático que conta com brinquedos e jogos educativos.

A área infantil com piscina de bolinha, pula-pula, jogos de tabuleiro e fantasias funcionará de quarta-feira a domingo, das 11h às 17h, dentro do edifício da antiga Bolsa Oficial de Café. Também nesse local, o público infantil irá reencontrar o “Cafezalzinho”, brincadeira lúdica que apresenta as rotinas realizadas nas fazendas, incluindo processos como a colheita, a secagem e a torra do grão.

Aos sábados e domingos, os momentos de descontração são complementados com mais atrações pensadas para entreter a criançada. Em janeiro, duas edições especiais do “Peneira do Saber”, no dia 11 e 12 de janeiro. Na atividade, os educadores do Museu usam um abanador – ferramenta utilizada para separar as impurezas das sementes –, e jogam ao ar curiosidades sobre o universo da bebida. No dia seguinte, é a vez dos especialistas da casa ensinarem a arte de desenhar no café, propondo ilustrações como sorrisos, grãos e corações.

No outro fim de semana, dias 18 e 19 de janeiro, a oficina de animação em flipbook e o projeto Studio Aberto compõem, respectivamente, a programação desse período. O encontro propondo a criação de desenhos sequenciais, na primeira ocasião (18), trará um novo momento interativo, a partir dessa brincadeira clássica. Na segunda data (19), o setor educativo volta a incentivar um contato ampliado dos pequenos com a cultura presente nesse patrimônio histórico; a ideia é oferecer breves explicações artísticas e realizar pinturas em variados meios.

Encerrando a agenda, a oficina de criação de personagens em massinha ganha destaque no último sábado do mês (25). Baseando-se em uma brincadeira já conhecida pelos pequenos, a atração permite que o público explore a imaginação e participe de uma ação interativa, trazendo a atenção para atividades artesanais e artísticas.

Para participar das atrações adicionais, que começam, sempre, às 15h, basta solicitar a adesão às monitoras do “Espaço Café com Leite”. Vale notar: aos sábados, a visitação é franca, portanto, a mesma gratuidade vale para a área infantil e os eventos realizados nesse dia da semana.

Serviço

Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Telefone: (13) 3213-1750
Funcionamento: de terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h às 17h e, aos domingos, das 10h às 17h
R$ 10,00 e meia entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade
Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
museudocafe.org.br