domingo, 01/09/2019
Cursos para professores

Programação de setembro no Theatro São Pedro

Atrações são gratuitas e focam na diversidade de estilos musicais

Atrações gratuitas para todos os públicos, diversidade de estilos, formações e espetáculos: esse é o mês de setembro no Theatro São Pedro, em São Paulo. Estudantes e professores da rede estadual estão convidados.

A série Os Tons da EMESP abre o mês com a proposta de mostrar os diferentes tons que envolvem as formações, repertórios e fases do conhecimento musical presentes na EMESP Tom Jobim (Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim). Ao longo da série são mostradas formações distintas, como práticas de conjunto, big bands e grupos de música de câmara, que interpretam repertório variado, do erudito ao popular.

No dia 1º de setembro, domingo, às 16h, a programação traz diferentes formações de música de câmara. Quem for ao Theatro São Pedro terá a oportunidade de assistir, por exemplo, um duo clarinete e piano, um duo de harpa e clarinete, um sexteto formado por piano, flauta, clarinete, fagote e trompa, entre outras formações.

Outra atração do mês é a série Lusco-Fusco que estreia na programação com o intuito de aproximar o público dos músicos. São recitais e shows intimistas em que o público e artistas dividem o palco e outros espaços do Theatro São Pedro, sempre no fim da tarde ou início da noite. No dia 5, quinta-feira, às 19h, é a vez do programa Ritmo Dissoluto, que apresenta peças escritas por compositores brasileiros para vibrafone e outros instrumentos, em uma dissolução de cores e ritmos contemporâneos. A apresentação será no café, no segundo andar do teatro.

Já a série Domingos Sonoros com apresentações gratuitas aos domingos, às 11h, leva a música para ao hall do Theatro.  No dia 15, o São Paulo Cello Ensemble formado por músicos da Orquestra do Theatro São Pedro e convidados apresentam peças de compositores como Villa-Lobos, Vivaldi, Ravel e Bernstein com arranjos especialmente concebidos para esta formação pouco convencional. O grupo recebe a cantora Rose de Souza para participação especial.

No dia 29 é a vez de Os Cafumangos, formado por bolsistas e ex-bolsistas da Orquestra Jovem e da Banda Jovem do Estado, apresentar O Avesso do Ódio, com composições próprias que mistura música popular e contemporânea. A partir de uma concepção musical contemporânea de um convívio de criação coletiva e humanista, o grupo apresenta canções autorais inspiradas em tempos socialmente e politicamente difíceis para a humanidade.

Todas as atrações são gratuitas.