A primeira semana de aula dos novos alunos de escolas com o Novo Modelo de Tempo Integral será especial. A partir desta segunda-feira (2), é dado o início do acolhimento, uma espécie de “Trote do Bem”. As atividades de boas-vindas, como gincanas e apresentações para a comunidade escolar, foram organizadas pelos alunos que já frequentaram as unidades que oferecem disciplinas eletivas e jornadas de até 9 horas por dia.
A principal missão dos veteranos é apresentar toda a equipe escolar e os ambientes que farão parte do dia a dia dos ingressantes. Para isso, mais de 1,3 mil alunos foram treinados no fim do último semestre. Além de acolher os novatos, os estudantes realizam ações que fortalecem o protagonismo juvenil dentro e fora das escolas.
O modelo de tempo integral oferece, além de um currículo inovador, atuação de professores em regime de dedicação exclusiva e o pagamento de uma gratificação de 75%. Ou seja, os docentes recebem um salário inicial de R$ 4227,80. Ampliar a permanência dos jovens nas escolas é uma das bandeiras da Educação. No total, serão este ano 493 unidades de Ensino Fundamental e Ensino Médio com jornada ampliada.
“O nosso trabalho é para que o aluno exerça papel fundamental na condução de ações dentro das unidades. A recepção aos calouros é a primeira atividade do ano letivo e prepara o estudante para os desafios e conquistas que estão por vir”, explica a coordenadora do programa do Novo Modelo de Tempo Integral da Secretaria, Valéria Souza.